O Pulo do Gato

Em cenários de crise econômica, as agências de publicidade têm como grande desafio manter a rentabilidade financeira. As que se sobressaem são aquelas que conseguem realizar mais projetos, cuja entrega surpreenda os clientes sem aumentar os custos. Parece mágica, mas não é. Então, onde está o pulo do gato? No caso das agências na atuação estratégica do Gerente de Projetos.

Mais do que executar funções de gestão, planejamento e controle, esse profissional precisa organizar todos os departamentos envolvidos. É essa sinergia entre as áreas que garantirá a lucratividade da agência, tornando o negócio sustentável a longo prazo. Por exemplo, ao deter essa visão macro, o Gerente de Projetos pode avaliar quando é mais vantajoso para agência acionar um parceiro especializado para o desenvolvimento de algum projeto. Essa análise é fundamental para que as equipes usem seu tempo de forma eficiente, garantindo não apenas a rentabilidade, mas também, a qualidade da entrega.

É importante que ele conheça a fundo o briefing, o budget e os custos envolvidos, porém, é ainda mais importante que ele acompanhe de perto as equipes de planejamento, criação e produção para que possa evitar extrapolar as horas estipuladas ou mesmo ter autonomia para decidir quando vale investir horas extras para que o projeto tenha um diferencial tangível que encantará o cliente.

Vale lembrar que nem tudo está nas mãos dele. O sucesso do trabalho do Gerente de Projetos depende muito da sintonia entre o Diretor de Operações e o Diretor Financeiro, pois se a estrutura não estiver bem equacionada, os resultados ficarão comprometidos.

Com conhecimento multidisciplinar e flexibilidade, o Gerente de Projetos tem tudo para brilhar em 2017, já que a habilidade em solucionar problemas, inovar e ser colaborativo serão chave para garantir o sucesso nos negócios.

 


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