Visibilidade: o Xeque-Mate de um Gestor de Projetos

“Xadrez é um jogo de estratégia e tática em que os jogadores movem peças em um tabuleiro”.

A Gestão de Projetos é um grande jogo de xadrez. São muitas áreas participantes de um único projeto, e junto delas, e no paralelo da integração dos envolvidos, o gestor controla escopo, prazo, tempo, custo, recurso, aquisições e demais variáveis de uma mesma execução, seja ela total ou parcial.

Esse papel multidisciplinar coloca esse profissional no centro do furacão dos acontecimentos como front de controle e monitoramento. Para tanto a visibilidade do todo, a cada tarefa e seus desdobramentos, passa a ser a principal função desse tabuleiro.

Assim como na prática do xadrez, estrategicamente os movimentos de um projeto precisam ser flexíveis e pensados com tranquilidade quanto a busca do seu resultado. A equipe envolvida em cada entrega responde como peças em movimento do jogo – no melhor dos sentidos – sendo cada uma delas no exercício de seu job description.

xadrez

Para fazer o monitoramento adequado de todo processo e exigência de uma demanda, desde o kick off até a entrega final, o gestor precisa enxergar o jogo por inteiro e taticamente tomar decisões junto ao time. Não deixa de ser um papel estratégico na equipe pensando otimização de esforços x resultados x rentabilidade. Ou seja, o xeque-mate: a entrega eficiente ao cliente.

A visibilidade de um projeto é o ponto de segurança desse controle pelo gestor prevendo tarefas feitas, em andamento ou a serem realizadas.

Lembrando sempre que não existe projeto / jogo perfeito. O risco e o imprevisto são certos, porém podem ser amenizados quando o tabuleiro é visto por inteiro e as decisões tomadas de acordo com possibilidades de cada movimento, seja de equipe ou do próprio tabuleiro.


Banners-FSP (1)

Fórum Mestre GP São Paulo 2018 – o maior encontro de Gestão e de Projetos do Mercado Publicitário está imperdível!

Serão: 2 dias de evento, 3 palcos simultâneos, + de 20 palestras, workshops e mentorias, e também terá uma sessão de autógrafo exclusiva com o coautor do livro ‘Gestão do Amanhã’, Jose Salibi Neto, obra que alcançou o primeiro lugar na lista dos mais vendidos da Folha de São Paulo. VAI PERDER?

Consulte os combos, aproveite o LOTE PROMOCIONAL até 31/8 e garanta sua entrada junto com um exemplar do livro. Disponível apenas para os 100 primeiros inscritos!! Acesse: http://bit.ly/forummestregpsp-2018


Oferecimento

Mantenedores

Agências Mantenedoras

Entidades Apoiadoras