Gestão em sua concepção primária, pode-se dizer que é a aplicação de algum tipo de processo, um sistema que tem como propósito alcançar algum objetivo comum, seja este um produto final físico ou também uma maior rentabilidade. Na gestão de projeto não é diferente, ela se aplica com este objetivo, onde para a obtenção do resultado esperado temos alguns atores envolvidos, e o principal é o fator humano.

O trabalho de gestão de projeto em uma agência de publicidade possui uma relação estreita com a gestão de pessoas, que em outros mercados também deve ter grande intensidade, mas se avaliarmos que o trabalho de uma agência de publicidade tem como entrega um processo criativo em sua base, a gestão da pessoa, do indivíduo, é definitiva.

Numa agência de publicidade temos diversas áreas e todos representam papel importante dentro de um projeto, o Planejamento, a Mídia, as Mídias Sociais, a Tecnologia, pois em suas relações temos a ligação de pessoas concebendo esforço, seja ele criativo ou operacional, para obtenção do resultado esperado, uma campanha, um novo portal, uma aplicativo para Facebook etc.

Neste cenário temos o Gerente de Projetos, que cumpre o papel de transitar em todas as áreas envolvidas no projeto e o mais importante, de ser o elo para que todas estas áreas possam compartilhar informações e assim obstruir possíveis obstáculos para o cumprimento do objetivo proposto.

O Gerente de Projetos então assume um papel onde a gestão de pessoas é mais relevante do que uma gestão de competências. Como assim?

Se observarmos o movimento que alguns autores como Harold Kerzner já levantaram, onde temos a migração de um perfil técnico para um perfil humano na gestão de projetos, o papel do Gerente de Projetos acompanha esse movimento, atuando  mais na gestão da pessoa do que na gestão da competência técnica de determinado recurso. Isso se reforça pela própria expertise hoje esperada de um Gerente de Projetos, uma vez que cada área possui um gestor especialista, o Diretor de Criação é o especialista de Criação desta forma este perfil tem como responsabilidade a gestão da equipe de Criação, e assim sucessivamente em outras áreas de uma agência de publicidade.

Desta forma, o Gerente de Projetos trabalha para que cada indivíduo envolvido no projeto e assim por consequência a sua área especialista, possa receber e compartilhar informações e assim o projeto ao qual estas equipes estão dedicadas possa avançar até sua conclusão.

E você leitor, acredita neste novo perfil de Gerente de Projetos mais voltado para humanas?

Sobre o Autor

Fomento o compartilhamento do conhecimento, da experiência como entrega prática e da conexão como a transformação real. Fundador do Instituto Mestre GP, também atua como professor.

Você também pode curtir

Deixe um comentário