Quando falamos sobre líder e empreendedor é comum surgirem dúvidas, pois normalmente, são funções que caminham juntas, mas possuem suas distinções. Isso porque há diferença entre as qualificações liderança e empreendedorismo.

Empreendedor é aquele que toma a iniciativa de empreender. O líder é aquele que consegue influenciar fortemente outras pessoas. Ao analisar rapidamente as duas palavras chegamos a conclusão que ambas levam a palavra poder, mas só conquistam um resultado positivo se forem cultivadas em conjunto.

Como o Gerente de Projetos atua fortemente nos dois perfis é importante entender como se tornar um líder empreendedor respeitável.

Veja abaixo cada atributo de uma gestão de liderança de qualidade:

Desenvolvimento
No cenário atual não faz mais parte o conceito de que o líder, gestor e/ou empreendedor possui sempre um conhecimento elevado comparado a seus liderados. Hoje em dia para um empreendedorismo e liderança de sucesso, a relação é vista como parceria. Para isso, é importante o líder empreendedor buscar constantemente o seu desenvolvimento como o de sua equipe.

Conhecimento
Conhecer a fundo o negócio que está desenvolvendo é um grande diferencial. Isso trará mais segurança, respeito e ampla visão para aproveitar o talento individual das outras pessoas envolvidas. E quando um problema surgir, certamente terá estratégias para alcançar a solução.

Otimismo
No livro “As vantagens de Ser Otimista”, do autor Allan Percy, diz: os otimistas possuem uma blindagem especial que os protege das dificuldades da vida. Trazendo a frase para o cotidiano, torne o ambiente de trabalho leve e com interação, agregando o conceito de “comunidade” que busca o bem maior- o resultado de um trabalho realizado com excelência.

Mudanças
As mudanças são contínuas, por isso, permita-se mudar e se adequar ao novo modelo de um líder empreendedor, que visa o negócio, porém mais humanizado.

Sobre o Autor

Jornalista do Instituto Mestre GP, formada pela Universidade São Judas Tadeu. Trabalha com comunicação há nove anos e atua com marketing digital e marketing de conteúdo.

Você também pode curtir

Deixe um comentário