A importância de se desligar

Já deu para perceber que 2018 será um ano com diversos feriados prolongados. Um assunto que para alguns é bom, e para outros, não tanto assim. Mas, não venho debater se as emendas são benéficas ou não para as pessoas e empresas, o foco é: você consegue aproveitar essas pausas que o calendário proporciona para se desligar?

Vamos analisar! Qual foi a última fez que você ficou um final de semana sem checar o e-mail corporativo? Programou as suas férias sem ter o sentimento que é quase impossível descansar sem se preocupar com os projetos que vão ficar?

Bom, todos nós sabemos na teoria o quanto é importante se desligar do trabalho e ficar livre de tempos em tempos. Mas na prática, tem crescido a dificuldade de conseguir aproveitar, de fato, os benefícios que o tempo sem preocupação ligado a rotina, pode gerar. Essa pausa é tão importante que especialistas afirmam ajudar, inclusive, na produtividade do trabalho.

Os benefícios são comprovados – garantir um tempo na rotina para você ajuda a encontrar soluções para as dificuldades e os desafios pessoais e profissionais. Você pode começar agora!

Foco

Ao analisar, certamente, sempre terá uma atividade para desenvolver, seja no trabalho, ou resolver uma questão pessoal. Por isso, ter foco (meta) é a principal dica. Então, primeiro passo é definir o objetivo  de não pensar no trabalho quando está fora dele. No artigo escrito por Art Markman para a Havard Business Rewiew, o professor de psicologia orienta como desenvolver esse autocontrole.

Desconecte-se

Inclua na rotina um alarme que indique a hora de iniciar o tempo de ficar desconectado e concentrar a sua atenção e esforços em atividades que não estão ligadas ao trabalho. Aos poucos se tornará algo imprescindível no seu dia a dia.

Leitura

Ler também é uma ótima alternativa para se desligar. Abaixo estão algumas sugestões de obras ligadas ao tema deste artigo.

Produtividade Para Quem Quer Tempo: Aprenda A Produzir Mais Sem Ter Que Trabalhar Mais
Autor: Geronimo Theml
CAPA_Produtividade_livro_final_16x23_revisado na editora
O livro apresenta um método feito para pessoas que se sentem engolidas pela rotina ou que não realizam seus projetos e sonhos. Ex-advogado da União, Geronimo Theml é uma das maiores referências em coaching do pais.

Não Diga Sim Quando Quer Dizer Não
Autores: Herbert Fensterheim e Jean Baer
download

Um livro para ajudar em situações no trabalho quanto na vida pessoal, quando deve manter o controle, saber se defender e verbalizar sua opinião de modo pacífico e firme.

E você, como faz para se desligar? Envie nos comentários!


Oferecimento

Mantenedores

Agências Mantenedoras

Entidades Apoiadoras