Especial Semana Internacional da Mulher: entrevista com Juliana Tonussi – Operations Director da ID\TBWA

Foto_JuNa semana de comemoração do Dia Internacional da Mulher, preparamos um especial com conteúdos exclusivos produzidos com profissionais da área de gestão de projetos.

Confira a entrevista com Juliana Tonussi – Operations Director da ID\TBWA sobre a Visão da Mulher na liderança de projetos e pessoas.

Você acredita que a data Dia Internacional da Mulher é importante e por quê?

Juliana Tonussi – Sim, essa data serve para dar mais visibilidade às causas femininas, para concentrar discussões e será importante até que realmente haja igualdade de gêneros em diversos aspectos da nossa sociedade, como por exemplo, na participação de posições de liderança nas empresas. Ainda temos um longo caminho pela frente não só nesse tema, mas em muitos outros.

Quais os fatores mais desafiadores giram em torno das mulheres que exercem a liderança de projetos e pessoas?

Juliana Tonussi- Na publicidade, e especialmente nas lideranças da área de projetos, é comum ainda encontrar mais homens que mulheres. No geral, os desafios técnicos e de gestão são os mesmos para ambos, mas a mulher ainda tem que se provar mais nesse ambiente.
Particularmente, não acho que sofri preconceitos na minha carreira por ser mulher. Se sofri, foi velado. Independentemente disso, nunca deixei de me posicionar e de fazer o meu trabalho porque estava rodeada de homens ou porque me achava menos capaz. Hoje trabalho numa agência que é liderada por uma mulher e onde os cargos de liderança sempre foram bem distribuídos entre homens e mulheres. Com certeza, essa experiência me deu mais leveza e confiança para progredir na minha carreira. Porém, sei que o preconceito existe; já testemunhei e ouvi diversos casos de colegas que já se sentiram desvalorizadas e até desrespeitadas em sua carreira por serem mulheres.

Como entende o atual mercado na área de gestão de projetos para as mulheres?

Juliana Tonussi – Acho que esse mercado reflete o cenário macro da publicidade e até de outras áreas, onde as mulheres estão conquistando cada vez mais espaço. Acredito que a disciplina de gestão de projetos está indo além do cargo, fazendo parte de uma cultura de trabalho. Essa competência está se tornando um grande diferencial para muitas posições no nosso mercado e essa habilidade tem sido muito solicitada para contratações em diversas empresas.

O que espera para o futuro da mulher na liderança de projetos  e pessoas?

Juliana Tonussi – Espero que seja um reflexo do que está acontecendo no mundo, principalmente em países da Europa, como Noruega e Suécia. Com o apoio de muitas iniciativas e movimentos, a participação das mulheres tende a crescer cada vez mais nas lideranças aqui no Brasil.
O objetivo final é que o nosso esforço para ter reconhecimento não precise ser maior do que o dos homens.

Agradecemos a Juliana  por compartilhar sua visão e ainda teremos outras conteúdos durante a semana e uma pauta especial no dia 08/03, Dia Internacional da Mulher. Acompanhe!

Banner-curso


Oferecimento

Mantenedores

Agências Mantenedoras

Entidades Apoiadoras