A importância da área de gerenciamento de projetos nas agências de publicidade

O profissional Gerente de Projetos está habilitado não só para acompanhar de perto o andamento do job, mas também expor suas ideias, organizar os processos e escopos, alinhar prazos e custos, estar atento aos possíveis riscos que poderão surgir, acompanhar o dia a dia e identificar o perfil de cada membro da equipe, e ter stakeholders definidos (report aprofundado com posicionamento das questões do projeto a liderança e cliente).

Se você tem acompanhado as informações e o desenvolvimento das agências de publicidade, certamente já reparou que essas empresas estão implantando a área de gerenciamento de projetos compostos por diretores e gerentes.

Na última pesquisa Tendências de Contratação e Remuneração 2017 da Consultoria Robert Half, o cargo de Gerente de Projetos se manteve em destaque como uma carreira promissora e em constante crescimento em diversos mercados.

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No entanto, em meio a esse mercado crescente e que necessita de profissionais qualificados para entregas que vão além de produzir e finalizar trabalhos, a área de gestão se tornou um núcleo que traça estratégias e encara o job como um verdadeiro projeto, a ser planejado, desenvolvido e finalizado com êxito.

Quais diferenciais a área de gestão de projetos proporciona para as agências de publicidade?

Hoje, com o concorrente mercado e a atual situação econômica do país, as agências que prestam um serviço focado somente em começo, meio e fim, sem buscar dados detalhados que envolvem o negócio do cliente e criar um plano estratégico para conquistar a produtividade e a rentabilidade, acabam não se destacando. E, é aí, que as agências de publicidade que já possuem ou planejam implementar a área de gestão de projetos saem a frente.

As vantagens são:

– Visão macro do business do cliente.
– Melhor aproveitamento do tempo e perfil de cada membro da equipe.
– Controle de custos.
– Mapeamento dos riscos.
– Status do andamento do projeto com precisão.
– Armazenamento de indicadores dos projetos concluídos.

Como implantar uma área ou uma metodologia de gestão de projetos?

De forma simplificada, e menos teórica possível, pode se dizer que a implantação da gestão de projetos precisa seguir um passo a passo, que eu listo como dica e não como uma regra. Afinal, cada agência possui a sua cultura organizacional.

1- Classificação

Normalmente, nas agências de publicidade há clientes e projetos de diversos segmentos. Nesta etapa de classificação é necessário selecionar e identificar os profissionais adequados para desenvolver o trabalho.

2- Ferramentas

Busque ferramentas para auxiliar a equipe, há no mercado diversas opções, mas se destacam a Taskrow, Runrun.it, Google Sheets, Prezi, entre outras. As citadas anteriormente auxiliam no controle e evolução das etapas do projeto e custos.

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3- Alinhamento de fluxo de trabalho

Um projeto de sucesso requer que toda a equipe esteja alinhada e em busca de um resultado comum. Para isso, defina atividades como kick-off, etapas de aprovações de entregas e tenha um documento que identifique quais serão as fases mais importantes do projeto para não gerar impacto na fidelidade do prazo final.

Se você quiser saber um pouco mais como implantar uma área ou uma metodologia de gestão de projetos, pode acompanhar os quatro papers que estamos lançando durante o ano de 2017, apresentando o conceito de Modelos Híbridos como framework para que as agências de publicidade e todo o ecossistema deste mercado se aproprie, aplique e amadureça sua forma de pensar e aplicar a Gestão de Projeto. Você pode baixar esses “Artigos do Especialista”, aqui.

Deu para concluir que hoje a gestão e o papel do gerente de projetos não são implantações que somente grandes agências precisam aderir, é um modelo e tendência que já oferece grande impacto no resultado final. Não fique de fora dessa corrida!

Artigo produzido para a Revista Digitalks Ed.14.


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