As pessoas são peça-chave para mover, seja qual for a empresa, na direção dos objetivos e metas de crescimento. Por isso, engana-se, e muito, quem acredita que não há relação direta entre a felicidade do colaborador com o bom andamento da produtividade. Ou seja, a gestão de pessoas não é uma tarefa fácil, mas é primordial para o sucesso de qualquer organização.

A seguir, destaco alguns desafios que a Gestão de Pessoas pode trazer para o dia a dia, no entanto, são importantes desenvolver para que exista sintonia entre você (Gerente de Projetos) e a sua equipe.

Clima Organizacional

É algo que não pode ser criado ou implantado de um dia para o outro, e também depende do juízo de valor que cada um possui sobre a empresa, por isso pode variar de pessoa para pessoa.

Como influencia a produtividade, a motivação e o comportamento dos colaboradores, é fundamental que o clima seja preservado em todos os momentos, nos positivos e negativos.

Nesse aspecto, a gestão de pessoas exerce um papel fundamental, sendo responsável por contornar os conflitos, integrar as pessoas e investir nas relações interpessoais, estimulando o diálogo e o trabalho compartilhado, dando forma ao Clima Organizacional.

Identificar talentos

Qual líder de projetos não possui o sonho de contar com profissionais qualificados e engajados com os objetivos da empresa? Para isso, é necessário estar atento aos talentos dos profissionais, tanto na contratação, como no desenvolvimento da carreira para uma futura promoção de cargo.

Entender que cada um possui uma forma de trabalho, de desenvolvimento e qualidades específicas, ajudará  adequar cada colaborador em projetos e funções que possam se desenvolver, destacar seus potenciais e, principalmente, proporcionar um ambiente de trabalho harmônico e mais próximo do seu controle.

Administrar gerações diferentes

As agências possuem hoje gerações diferentes integrando o mesmo projeto/equipe. Essa diversidade surge pela competitividade do mercado de trabalho, e isso não é um problema!

A conexão de gerações diferentes no mesmo ambiente de trabalho gera perspectivas distintas, novas experiências e inovações. No entanto, às vezes, essa integração gera conflitos, por isso um dos maiores desafios da gestão de pessoas, é administrar esses impasses que surgem a partir da convivência entre gerações.

Para contornar, promova um ambiente de compreensão e respeito, o entendimento das peculiaridades de cada geração, e como essa diferença pode gerar valor para o objetivo final, o trabalho em equipe e a entrega do projeto como planejado.

Reter Talentos

Um dos grandes desafios da gestão de pessoas, é  reter talentos.

Para ter esse controle, especialistas da área de RH afirmam que é essencial investir em ações práticas como a valorização do profissional, oportunidade de crescimento e desenvolvimento vertical, benefícios, e um ambiente agradável para trabalhar.

Com isso, os colaboradores se sentirão cada vez mais integrados a empresa, cresce a probabilidade de avaliar antes de aceitar novas propostas de trabalho, há satisfação profissional e pessoal, reduzindo assim o crescimento do turnover.

Pensando nestes desafios do Líder de Projetos desenvolvemos um curso focado nas competências necessárias para este profissional, conheça os detalhes e torne-se um profissional preparado para o futuro!

 

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Sobre o Autor

Jornalista do Instituto Mestre GP, formada pela Universidade São Judas Tadeu. Trabalha com comunicação há nove anos e atua com marketing digital e marketing de conteúdo.

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