2018 mal começou, mas sabemos que o calendário está repleto de feriados prolongados e também é um ano de Copa do Mundo, com isso a chance de passar mais rápido é maior. Diante desse cenário, vale a pergunta: como ser mais produtivo e tornar a rotina mais prazerosa?

Este assunto é tão importante que há diversos estudos científicos que listam como ter uma agenda de tarefa produtiva.

1- Evite fazer diversas coisas ao mesmo tempo

06

Estudo realizado por pesquisadores da Universidade Estadual da Flórida analisou a atenção de 150 estudantes ao receberem uma notificação por push (tipo de mensagem clicável enviada por um site ou aplicativo para o navegador ou smartphone de um usuário que forneceu permissão para receber esse tipo de alerta) e constataram que essa distração é tão forte como atender uma ligação. Por isso, prefira desativar tudo e focar completamente no que precisa concluir.

2- Faça pausas

pausa-cafe-trabalho

Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Tilburg e da Universidade Tecnológica de Eindhoven, da Holanda, identificou que as pausas durante o trabalho podem ajudar na resolução de problema e ser mais produtivo.

A pesquisa foi realizada assim: havia três condições experimentais, (a) uma condição contínua, na qual os participantes não podiam alternar entre tarefas, (b) uma condição de interrupção, na qual os participantes tiveram que alternar tarefas em um momento predeterminado e (c) uma condição de quebra, em que os participantes poderiam mudar as tarefas a seu critério. Os resultados mostraram que realizar pausas em momentos escolhidos de acordo com seu próprio critério levou a resolver mais problemas e atingir menos impasses do que em momentos escolhidos por outros.

3- Crie rotina

636068125601930685-2007228562_051515EIG_routine_fiZK4Qh

Quanto melhor você adaptar as tarefas comuns dentro da sua agenda diária, mais energia terá para os projetos e objetivos maiores. Nesse caso, a rotina, que para muitos é vista como negativa, pode ser grande aliada para tornar o dia mais sólido e produtivo. Experimente!

Sobre o Autor

Jornalista do Instituto Mestre GP, formada pela Universidade São Judas Tadeu. Trabalha com comunicação há nove anos e atua com marketing digital e marketing de conteúdo.

Você também pode curtir

Deixe um comentário