Liderar uma equipe não é tarefa fácil, principalmente quando envolve perfis profissionais de áreas distintas. Mas mesmo assim, alcançar o cargo de liderança ainda é o sonho de muitos profissionais.

De acordo com a pesquisa do LinkedIn, 52% dos brasileiros acham que o fator motivador para trocar de emprego é a oportunidade de conquistar cargos mais altos.

A revista Forbes, reforça  e  traça o perfil do líder como importante chave para tomar decisões em qualquer empresa ou a frente de projetos e, que os mais bem-sucedidos, são tomadores de ações instintivas. Contudo, essa liderança de sucesso é adquirida no dia a dia até que se torne automático ao longo do tempo.

Para alcançar esse objetivo, há posturas e qualidades que tornam a liderança mais humana, dinâmica e segura.

Capacidade de delegar
Não tem como liderar, se você não consegue confiar nos membros da equipe ao ponto de entregar funções e acreditar que serão feitas da melhor forma possível. Delegar ajuda a ter uma equipe organizada e eficiente.

Transmita segurança
Liderar não é intimidar ou impor as próprias ideias e achar que todos precisam segui-las. Como líder, desvie a atenção de si e incentive a exposição de opiniões. Transmita segurança e que confia na equipe.

Seja inspirador
Líderes bem-sucedidos, além de profissionais, são inspiradores. Estimule e torne o projeto em algo que faça parte do dia a dia da equipe. Busque integrar os talentos para mantê-los engajados.

Conquiste parceiros e não liderados
O líder é responsável por integrar e incentivar que todos estejam atentos às necessidades de cada membro da equipe. Essa atitude demonstra que a concentração está no sucesso do “todo” e não apenas no destaque da liderança.

Sobre o Autor

Jornalista do Instituto Mestre GP, formada pela Universidade São Judas Tadeu. Trabalha com comunicação há nove anos e atua com marketing digital e marketing de conteúdo.

Você também pode curtir

Deixe um comentário