Já faz tempo que o termo liderança se tornou essencial para atuar em diversas áreas. Hoje em dia, não é difícil ver na descrição de uma oportunidade profissional que o perfil líder, seja para atuar como gestor ou não, ser considerado um diferencial no processo de seleção.

Mas afinal, todos os profissionais precisam realmente ter um perfil de liderança, mesmo que não estejam liderando uma equipe?

Segundo o Dicionário do Aurélio, a palavra liderança significa comando, direção, hegemonia (esse último significado se encaixa bem para o profissional que exerce influência e gerencia outras pessoas). No entanto, os dois primeiros significados, analisados de forma ampla, também podem ser aplicados na autoliderança, ou seja, você pode ser seu próprio líder, traçar metas, analisar os pontos positivos e negativos, buscar alternativas e qualificações, entre tantos outros pontos que o mercado busca.

Diante dessa característica considerada importantíssima para todas as áreas, o profissional Gerente de Projetos também não fica de fora, porque além de gerenciar processos, gerencia pessoas, e possui dupla oportunidade para exercer a função de um líder.

Separamos aqui algumas habilidades que são importantes para o líder de projetos. Confira:

Organização

O ditado: “Eu me acho na minha bagunça” não combinada com a gestão de projetos. Isso porque é necessário ter uma visão ampla de todas as etapas, que vai desde o planejamento do projeto, quando tudo começa, até a conclusão, a entrega para o cliente da forma que tudo foi acordado.

Nessa rotina, a desorganização pode tirar a foco da equipe e o projeto perder a direção do que foi planejado.

Comunicação

Em qualquer ambiente, profissional ou não, existem ruídos de comunicação, porque são ideias, opiniões e perfis diferentes de pessoas tentando transmitir uma mensagem.

No ambiente de trabalho, o gestor precisa saber lidar com essas diferenças e incluir o hábito de estar atento as opiniões distintas, filtrar ideias, analisar conversas e expressões que podem dificultar a comunicação. Todos precisam estar conectados, com suas diferenças, mas caminhando para o bem do todo, a entrega eficaz do projeto.

Um líder inspirador

Liderar não é só estar no comando e ter uma agenda diária repleta de reuniões. Todo profissional busca ser liderado por um líder inspirador, que seja humano, conhecedor do que faz, que está disposto a aprender, mas principalmente, que sente prazer em compartilhar os seu conhecimentos, e que zela por um trabalho em parceria.

Sobre o Autor

Jornalista do Instituto Mestre GP, formada pela Universidade São Judas Tadeu. Trabalha com comunicação há nove anos e atua com marketing digital e marketing de conteúdo.

Você também pode curtir

Deixe um comentário