Para uma liderança de sucesso é necessário atuar com o racional e o emocional no dia a dia

Listar os líderes atuais e/ou que marcaram a história de grandes empresas, governos, certamente, você conseguirá citar, ao menos, 5 nomes. No entanto, por que essas pessoas são consideradas por você um líder de sucesso?

Um perfil de liderança tem características marcantes que o torna um profissional diferenciado, como:

  • Observador;
  • Tem empatia;
  • Tem habilidade para ouvir e se comunicar bem;
  • Reconhece talentos na equipe;
  • Tem iniciativas;

Acima estão todas características de um líder? Podemos afirmar que as principais! No entanto, há um ponto importante que a liderança precisa ficar atenta: saber lidar com o racional e o emocional.

Certamente, os líderes que são inspirações pra você, inspiram não só por suas conquistas, mas principalmente, por questões emocionais. Essa capacidade de alcançar as pessoas de uma maneira que transcenda o intelectual e racional é a marca de um grande líder.

Então, essa capacidade de tocar e inspirar as pessoas pode ser aprendida? Não e sim, mas para aqueles que estão um pouco aquém de ser um líder natural, as habilidades de liderança podem ser adquiridas, aprimoradas e aperfeiçoadas.

Habilidades que permitem aprimorar a liderança e aliar o racional com o emocional:

  • Inteligência Emocional – capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e dos outros;
  • Cautela – antes de agir, certifica-se de entender os detalhes da situação e adaptar suas ações;
  • Sabe delegar – onde entra a confiança no trabalho desenvolvido pela equipe;
  • Honestidade – transparência é o que inspira os seguidores de grandes líderes;
  • Bondade e respeito ;
  • Parceria com a sua equipe;

Liderança é tanto uma arte quanto uma ciência. Essas ferramentas são diretrizes, não regras. Todo mundo tem que desenvolver seu próprio estilo de liderança, inclusive, o Líder de Projetos. Faça dessas ferramentas uma parte do seu arsenal e use-as bem enquanto se esforça para alcançar as pessoas em um nível emocional. Seja humano. Isso realmente importa!

Pensando no desenvolvimento das lideranças nas agências, o Instituto Mestre GP em parceria com a LidLab, desenvolveu um programa focado na primeira liderança, ou seja, os profissionais com um ótimo desempenho técnico que são alçados a Líderes, mas não possuem preparo e estão diante de uma situação onde precisam pensar estrategicamente, liderar, inspirar, desenvolver uma equipe e apresentar resultados.

Acesse e conheça o programa completo!

Este artigo foi produzido com base no original, “Leadership Is About Emotion”, da Forbes.

Sobre o Autor

Jornalista do Instituto Mestre GP, formada pela Universidade São Judas Tadeu. Trabalha com comunicação há nove anos e atua com marketing digital e marketing de conteúdo.

Deixe um comentário