Quando o assunto é motivação no ambiente de trabalho, é comum o líder de projetos se perguntar: “Como manter a equipe motivada, um clima de trabalho positivo, e ainda conseguir extrair a produtividade de cada um? “

Não é algo tão simples!  Isso, porque o assunto está diretamente ligado a gestão de pessoas. Cada profissional possui um ponto de vista diferente, e o que pode ser motivador para um, para o outro não é.

A motivação nas empresas/agências é barrada pela falta de conhecimento, prática e sensibilidade.  É um assunto que envolve fatores intangíveis como: perspectiva de vida e fatores externos, ou seja, diversos pontos  que variam de profissional para profissional.

Mesmo diante de tanta complexidade, a motivação é um fator extremamente importante para o Gerente de Projetos e não pode passar em branco.

Segundo os dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), nos últimos quatro anos, os transtornos mentais e comportamentais, como altos níveis de estresse, foram a terceira maior causa de afastamento dos trabalhadores brasileiros.

Mas, o que esses dados estão ligados a motivação?

Uma das principais causas da depressão no trabalho está ligado ao profissional ter que realizar uma atividade qual não se sente adequado. Situações que influenciam e muito na motivação profissional.

Gerente de Projetos, veja alguns métodos que contribuem para o aumento do nível de satisfação e motivação da equipe:

Aproximação

Conhecer  o profissional que atua com você, já é um longo caminho andado para entender o que o motiva ou não. Por isso, é importante conversar, observar, e entender os pontos e ações que ativam a motivação.

Novas experiências

Proporcione novas experiências. Como? Treinamentos, feedbacks, participações em resultados, ou mesmo, com atividades que saiam da rotina e acrescentem na vida pessoal dos colaboradores.

Ambiente agradável

Os profissionais passam grande parte do seu dia no ambiente de trabalho, muitas vezes, mais do que em suas casas, necessitando de um local agradável e confortável para tornar essa jornada mais positiva.

E, você Líder de Projetos, o que faz para manter a motivação da sua equipe? Compartilha com a gente nos comentários!

Banners-para-artigo-FRJ

Sobre o Autor

Jornalista do Instituto Mestre GP, formada pela Universidade São Judas Tadeu. Trabalha com comunicação há nove anos e atua com marketing digital e marketing de conteúdo.

4 Comentários

  • Responder

    Parabéns pelo post Fabiana, adorei e vou usar suas dicas.

  • Responder

    Motivar uma equipe nem sempre envolve recursos financeiros. Na maioria das vezes é uma questão de gestão e quem tem o poder da caneta não tem conhecimento para as melhores decisões porque são aconselhados por intermediários que não tem vivem a realidade da base.

Deixe um comentário