Em 2018 lançamos o nosso Manifesto – People and Attitudes for Change: the new leadership project entendendo que o papel da Liderança de Projetos do mercado publicitário, tem em sua entrega, grande parte dela orientada a Gestão de Pessoas e no desenvolvimento de competências que gerem essa entrega como Softs Skills. Percebemos isso também no mercado como um todo, as pessoas estão, cada dia mais, no centro das atenções, deixando para trás o rótulo de o que conduz uma empresa ao crescimento são apenas questões técnicas, esquecendo assim o fator humano, e por isso o tema People Analytics vem ganhando espaço e referência em muitas instituições. O mercado publicitário não pode ficar alheio a este tema!

Hoje, por meio do uso de ferramentas e metodologias de análise de dados, a área de gestão de pessoas ganhou reforços para mensurar a eficiência e a produtividade de cada membro da equipe.

O que é People Analytics?

Um ponto importante destacar é que o People Analytics não é uma ferramenta e, sim, uma metodologia que atua na coleta, avaliação, organização de diversos dados sobre pessoas como comportamentos e atitudes, dentro e fora do meio profissional.

É, por meio dessa coleta, que os departamentos de gestão relacionam informações para planejar e atuar direcionando o profissional para áreas onde pode ser útil, quais competências possui e que pode desenvolver para tomadas de decisões.

Cenário – People Analytics no mundo

De acordo com o relatório anual de tendências de Capital Humano  2017 realizado pela Deloitte com líderes de negócios e líderes de RH em 140 países, o People Analytics é forte tendência e está entre as 10 principais. São elas:

1- Organização do Futuro
2- Carreira e Aprendizado
3- Aquisição de Talentos
4- Experiência do Funcionário
5- Liderança
6- Gestão de Performance
7- RH Digital
8- People Analyticscom 71% dos líderes vendo este tema como importante ou muito importante para sua organização
9- Diversidade e inclusão
10 – Força de trabalho aumentada

No Brasil este tema foi considerado mais importante entre todos os 140 países pesquisados e atingiu uma importância de 85% entre os entrevistados.

Como o People Analytics pode ajudar na Gestão de Pessoas?

As formas como as empresas estão utilizando essa metodologia é muito ampla, indo desde a coleta de dados com insights colhidos no dia a dia, até mesmo usando ferramentas que monitoram os comportamentos virtuais dos potenciais profissionais para compor uma equipe.

Por exemplo, para mensurar o desempenho de um profissional com o People Analytics é possível por meio de cruzamento de dados relacionados a desempenho, perfil, promoções e feedbacks, conseguir identificar os colaboradores com maior potencial para liderança.

No dia a dia como o People Analytics pode ajudar?

Atualmente, o papel do Gerente de Projetos é mais amplo do que era há alguns anos atrás. Se antes o foco estava em apresentar resultados e gerenciar cada etapa do projeto, hoje, é notório que existe também a camada de responsabilidade do GP em zelar pelas pessoas, para que os resultados sejam alcançados com qualidade do produto final e principalmente com uma melhor qualidade para os indivíduos envolvidos. Por isso, é importante estar atendo as tendências do mercado, como o People Analytics.

Essa metodologia ajuda em contratações assertivas, planos de carreira, retenção de talentos, entre outros pontos.

O People Analytics vai muito além, a ideia dessa breve imersão é apresentar como essa metodologia está ganhando espaço dentro das empresas e não indicar um check-list de como aplicá-la no dia a dia, pois está em desenvolvimento e, certamente, você ouvirá muito sobre esse assunto durante as suas evoluções.

Vemos uma crescente aceitação para entender e valorizar cada dia mais o principal ativo de uma empresa, as pessoas, e é isso que o People Analytics incentiva, a tomada de decisões usando menos a opinião própria e de terceiros, mas agora pautadas em dados, métricas, e em elementos concretos, assegurando o poder de defesa e argumentos para embasar a sua decisão como Gestor.

Sobre o Autor

Jornalista do Instituto Mestre GP, formada pela Universidade São Judas Tadeu. Trabalha com comunicação há nove anos e atua com marketing digital e marketing de conteúdo.

Você também pode curtir

Deixe um comentário