Este ano lançamos o nosso Manifesto, nele trazemos a importância do mercado publicitário de se conectar a aspectos de Gestão e Liderança fundamentais para repensar o atual modelo, trazendo a tona componentes que desenvolvem e reforçam o Soft Skills, competência cada vez mais importante para os líderes das empresas do futuro.

Desde o processo para preencher o formulário de candidatura a uma oportunidade de emprego, os recrutadores estão atentos a uma série de habilidades-chave, que são divididas em duas categorias: hard skills e soft skills.

Você certamente já ouviu falar dessas duas definições antes, mas o que elas realmente significam e quais as suas importâncias?

Hard Skills são as habilidades que você precisa para executar um trabalho específico. Elas geralmente diferenciam dependendo do tipo de papel que você irá desempenhar. Essas habilidades geralmente podem ser desenvolvidas através de estudos e treinamentos. Exemplos de hard skills incluem um diploma, fluência em uma língua estrangeira, conhecimento de um determinado software ou experiência em um setor específico da indústria.

Soft skills, por outro lado, são geralmente autodidatas e autodesenvolvidas. Ao contrário do hard skills, elas não são específicas para atuar em determinadas áreas. Hoje, são valiosas para todos os profissionais, independentemente do tipo de indústria, uma vez que ajuda a entender como o profissional se ajustará ao ambiente de trabalho e como atuará com outros colaboradores da equipe.

Exemplos de soft skills que mais se destacam

Comunicação

No processo de recrutamento, uma das habilidades mais importantes é a comunicação. A capacidade de interagir com os colegas, como se expressa claramente, e também como ouve e responde às instruções dos gestores, são pontos importantes e que estão sempre em análise.

Ética de trabalho

Todas as empresas têm objetivos a cumprir e metas a alcançar. As empresas buscam comprometido no profissional que foca além do seu próprio desenvolvimento, no sucesso de todos (equipe e empresa).

Habilidades de liderança

Outra habilidade que tem grande relevância, é a de liderar, seja o seu próprio trabalho ou uma equipe.

Gerenciamento de tempo

Ser capaz de gerenciar seu tempo no ambiente de trabalho é fundamental. Com uma série de tarefas para completar, o autogerenciamento é uma habilidade importante que inclui a pontualidade e a flexibilidade quando as coisas não saem como planejado.

Embora os dois conjuntos de habilidades (Hard Skills e Soft Skills) são igualmente relevantes para o mercado, é importante concentrar-se continuamente no desenvolvimento das habilidades sociais (soft skills) que as empresas procuram, pois variam de acordo com a cultura organizacional.

Buscar conhecimento é sempre o melhor caminho para se adequar. Pense nisso!

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Sobre o Autor

Jornalista do Instituto Mestre GP, formada pela Universidade São Judas Tadeu. Trabalha com comunicação há nove anos e atua com marketing digital e marketing de conteúdo.

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