Hard Skills: evoluções das ferramentas e metodologias de Gestão de Operações e Projetos

Publicado em 15 de janeiro de 2025 às 10:46

A atuação profissional, em qualquer área, depende do equilíbrio de soft skill e hard skill. Lembrando que enquanto o soft skill ressalta a importância de qualidades que giram em torno de comportamentos, o hard skill se aplica puramente à parte técnica. 

 

Especificamente para a área de gestão de operações e projetos, e neste caso ainda mais para comunicação, publicidade e marketing, metodologias aplicadas à gestão no hard skill são fundamentais para o sucesso de uma entrega baseada e argumentada na condução de entregáveis que envolvem todas as áreas.

 

As evoluções da inteligência artificial também impactam ferramentas de trabalho, otimizando processos, gerando mais agilidade.

 

Cada empresa, grupo e área, tem particularidades que definem as metodologias a serem utilizadas. O leque acadêmico de opções é diverso, alguns exemplos:

 

  • PMBOK: é um guia de boas práticas definido por “Project Management Body of Knowledge”, que forma um conjunto de conhecimentos sobre a Gestão de Projetos e suas práticas organizado pelo instituto PMI.
  • AGILE: é o framework aplicado ao Agile, com princípios fundamentais e rotinas como daily, sprints, review, backlog etc.
  • PDCA: é o conjunto de melhorias contínuas de processos, de acordo com ciclo de gestão (PLAN) Planejar, (DO) Fazer, (CHECK) verificar, (ACT) Agir.
  • SMART: é o que define metas aplicadas, sendo: S (Específico); M (Mensurável); A (Alcançável); R (realista); T (oportuna)
  • LEAN SIX SIGMA: são conceitos também de melhoria contínua, visando diminuição de desperdícios em produção. 

 

Vale ressaltar que não há certo ou errado, e sim a que melhor se adequa à rotina dos times envolvidos. Em suma, importante é acompanhar as evoluções, trocar com pares no mercado, gestores, times, para melhor estruturação à realidade da sua empresa.

 

Logo, um exercício eficaz é entender qual metodologia cada membro do time está usando para conduzir sua gestão de conta e com os times pares, e minimamente encontrar um padrão de evolução a seguir a cada entrega.

 

Lembrando que independente da técnica, o profissional 100% completo também usa do soft skill (postura e comportamento) como principalmente ferramenta de trabalho. Somar ambos (soft e hard) é o principal KPI notado por qualquer gestão. 


Juliana Ambold
Jornalista graduada, especializada em Gestão de Operações e Projetos publicitários, como foco em metodologia PMBOK, na construção e liderança de Fluxos, Processos e Governança de trabalho. Diretora de Operações e Projetos na Africa Creative, com experiência anterior como gestão ihouse no Itaú Unibanco, e atuação em gestão de operações e projetos na Box1824, Pereira & Odell Brasil; Tribal Worldwide e DPZ&T. Vencedora do prêmio Mestre GP, categoria Soft Skill em 2018. Certificada em Metodologias Scrum e Lean Six Sigma.