PMBOK: a importância de um guia de boas práticas para líderes de projetos

O gerenciamento de projetos conta com diversas modalidades de execução. Cada gestor, dependendo da complexidade da entrega, tem a missão de escolher o método que seja mais adequado para si e sua equipe.

O PMBOK, Project Management Body of Knowledge, reúne uma série de práticas para o desenvolvimento de um projeto e está entre os livros mais consultados entre profissionais. O guia é organizado pelo PMI, Project Management Institute, uma organização sem fins lucrativos com atuação em mais de 150 países e com aproximadamente 500 mil associados.

No início de 2018, o PMI atualizou as matrizes do PMBOK, que está atualmente em sua 6ª edição. Sua 1ª edição foi publicada em 1987 e desde então vem sendo atualizada de acordo com melhorias e exigências de mercado. Para a 6ª edição, o PMBOK passou a priorizar processos ágeis, acrescentou práticas, e adaptou o nome de áreas de conhecimentos, como por exemplo Gerenciamento de Cronograma no lugar de Gerenciamento do Tempo; e Gerenciamento de Recursos substituindo Gerenciamento de Recursos Humanos.

Sendo o PMBOK um guia de boas práticas e o PMI a instituição que trabalha para o reconhecimento mundial de um gestor de projetos a certificação PMP, Project Management Professional, passou a ser um diploma coringa na disputa por uma vaga do mercado. O certificado garante ao contratante que aquele profissional possui todos os requisitos necessários para assumir um cargo de gestão.

Vale ressaltar que para a prestação da prova de certificação PMP o candidato se depara a um desafio equivalente a de reconhecidos vestibulares de acordo com sua complexidade. Além disso há regras para a inscrição no processo seletivo que exige do candidato experiência prévia comprovada na área de projetos.

Importante notar que independente da versão vigente, as boas práticas determinadas pelo guia PMBOK é de grande utilidade a qualquer gestor de projetos. Conta com diversas áreas de conhecimentos; quase 50 processos de desenvolvimento; e com os principais guias de gerenciamento, sendo eles iniciação, planejamento, execução, finalização, e principalmente monitoramento e controle.

Para saber mais sobre PMBOK, PMI e PMP, além de outras certificações acesse: https://brasil.pmi.org/

Banners-DT+Scrum


Oferecimento

Mantenedores

Agências Mantenedoras

Entidades Apoiadoras