3 métricas da web que gestores devem conhecer

No mundo altamente digitalizado de hoje, a web é um ambiente obrigatório para empresas e profissionais de diversas áreas, sobretudo para os gestores. O analógico está a cada dia menos presente na vida das pessoas, e uma companhia que deseje se destacar deve levar muito a sério suas estratégias digitais. 

As métricas devem ser grandes protagonistas no trabalho dos gestores, pois são elas que indicam caminhos a seguir e orientam se estamos no rumo certo. 

Há métricas específicas para determinadas estratégias e objetivos. O Google PageSpeed Insights é uma ferramenta de extrema importância, pois analisa o desempenho do seu site, tanto para mobile quanto para desktop. Veja 3 métricas do Google PageSpeed que os gestores devem conhecer.

1 – Diagnóstico de performance

A plataforma do Google PageSpeed Insights faz um diagnóstico bem completo do seu site. Para isso é necessário inserir a URL e ele faz a análise de todas as suas métricas.

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Ele mostrará o diagnóstico do desempenho e oferecerá sugestões de melhorias, além de mostrar a análise de cada métrica.

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Esse é um diagnóstico bem detalhado que oferece uma visão ampliada do funcionamento do seu site e indica importantes melhorias que podem ser feitas e ajudarão a melhorar a experiência do seu visitante e o desempenho geral do seu site.

2 – First Contentful Paint (FCP)

Essa métrica avalia a rapidez com que os visitantes podem ver o conteúdo real (texto, imagens, vídeos, GIFs, etc) em sua página e está intimamente ligada à experiência do usuário. 

O FCP mede o tempo que o navegador leva para renderizar a primeira parte do conteúdo DOM, assim que o usuário navega em sua página. Imagens, elementos não brancos, blocos de textos são considerados conteúdo DOM.

Está vinculado à velocidade de carregamento da sua página. O FCP da sua página é o tempo total gasto desde o início do carregamento até o momento em que qualquer conteúdo é renderizado na tela. 

Você deve perseguir um FCP baixo, pois isso contribui para uma experiência positiva do usuário, pois ele percebe que sua página apresenta carregamento rápido se o conteúdo for entregue logo.

3 – Time to Interactive

Essa métrica diz respeito ao tempo que uma página precisa para se tornar totalmente interativa depois que o visitante chega nela. 

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Para o Google Pagespeed Insights, uma página interativa é aquela que, entre outros requisitos, exibe conteúdo útil e responde às interações do usuário em 50 ms (milissegundos). 

O Time to Interactive só é alcançado após o First Contentful Paint, que mede o tempo que a página leva para começar a exibir o conteúdo. É importante que a lacuna entre uma métrica e outra seja mínima possível, caso contrário isso será um grande problema para seu site. 

O mais importante dessa métrica é que ela é centrada na experiência do usuário e na velocidade com que ele consegue interagir totalmente com sua página. Um TTI lento causa uma péssima impressão no visitante, já que pode parecer que seu site está quebrado, não responde ou não funciona.

Fique sempre atento às métricas 

Quanto mais você entender e utilizar as métricas a favor do seu site, melhores resultados você alcançará. 

É importante que os profissionais dediquem tempo a elas e apliquem aquelas que fizerem mais sentido para os objetivos da empresa. Se você se interessou em aprender mais sobre métricas para estudar e melhorar a performance do seu site, esse artigo também vai ser útil “6 métricas para avaliar o desempenho do seu site”.


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