Confira 3 coisas que você consegue fazer melhor que o ChatGPT

Se você está desconfiado que caiu em um clickbait, sinto muito lhe decepcionar, mas você está errado! Vim aqui pra levantar a sua moral e te convencer o quanto você pode ser melhor do que esta (excelente) tecnologia tão comentada no momento.

Pulando a parte de chover no molhado discorrendo aqui sobre a infinidade de possibilidades de uso do ChatGPT que nos atropelaram nos últimos meses, como escrever trabalhos escolares, traduzir conteúdos, fazer resumo de livros ou até mesmo criar interfaces, eu gostaria de te convidar a desafiar a máquina e lhe contando 3 coisas que ela não consegue fazer melhor que você. Importante dizer que, caso você esteja lendo este texto em 2050, talvez eu esteja errado. Em 2023 fazia muito sentido rs…

Banner_GuiadoGestor_1663x293

Chega de enrolação e vamos pra lista:

Há alguma dúvida sobre a qualidade técnica de uma pessoa que compõe uma grande orquestra? Acredito que não. No entanto o maestro está ali para extrair o melhor delas.

O ciclista Lance Arsmstrong dificilmente teria sido 7 vezes campeão da Volta da França sem a colaboração de seus parceiros e um time técnico capaz de definir uma boa estratégia, orientar e remover os impeditivos.

E como tudo isso é possível? Seja este fio condutor! Indique caminhos, treine as pessoas e compartilhe conhecimento. Aproveite cada pequena oportunidade. Faça da daily um momento especial onde todos sairão dali melhores do que entraram. Aqui na Gauge gostamos sempre de repassar uma provocação do Renato Sozzi: “se tem daily não era pra ter surpresa” e a capacidade de antecipar surpresas é uma das maneiras mais eficazes de se conquistar a confiança de um time.

Apenas o ser humano consegue fazer associações sobre coisas altamente desconectadas de maneira clara, inteligente e que faça sentido. Semana passada explicamos em profundiade a um cliente sobre a metodologia que estávamos utilizando em um determinado projeto utilizando uma série de slides com fluxos, boas práticas e até recomendação de livros. No finalzinho da reunião o designer que conduzia a conversa fez resumo de todo aquele tequiniquês contando uma divertidíssima história sobre um jipe velho que ele tinha comprado. Além de render muitas risadas de uma reunião bastante complexa, tenho certeza que o entendimento dos conceitos ficaram muito mais simples.

Os melhores modelos preditivos de AI ainda não são capazes de identificar se no final de uma reunião a pessoa programadora, a designer, a gerente de projetos e a cliente tiveram o mesmo entendimento de toda a discussão. Pra sorte de todos você está ali presente para juntar lé com cré e garantir a confiança de todos em seguir em frente. Aqui vai uma dica bônus: faça perguntas que parecem óbvias mas que a resposta pode contribuir para o entendimento dos demais. Nem sempre as pessoas se sentem à vontade e muitas vezes você pode se surpreender com a resposta. Lembrando que quem perde uma discussão na verdade sai ganhando pois teve a oportunidade de aprender mais.

Banner_GuiadePraticas_1663x293

Perceberam que eu não me prendi a nenhum cargo ou função? Foi de propósito.

Muitas novidades utilizando tecnologias ainda virão. Algumas delas para ficar e outras nem tanto. Algumas até surgirão fingindo ser novas. Não precisamos brecar esta evolução e muito menos lutar contra ela.

O convite que faço a você é:

  • seja o disco de vinil no meio de tantos streamings
  • seja a bicicleta no meio de tantos carros elétricos autônomos
  • seja o café coado no meio de tantas cápsulas

Alguns são mais cool e modernos, é verdade, mas os mais simples além de mais gostosos muitas vezes são até mais valorizados.


Oferecimento

Mantenedores

Agências Mantenedoras

Entidades Apoiadoras