A carreira em Gestão de Projetos

O equilíbrio constante entre teoria, prática e cadência.

A área de projetos é um terreno que muitas pessoas exploram, frequentemente encontrada em agências de publicidade como a área de Operações ou de Produção. No entanto, muitas vezes, não percebem que nossa vida é, por si só, um projeto significativo, e que gerenciar essa jornada faz parte de nossa trajetória. Por conta disso, algumas pessoas são atraídas para a área  pelo conceito de organização, definição clara de objetivos, interação com pessoas e, é claro, o êxito de ver os trabalhos prontos, publicados, “na rua”…

O início dessa jornada na carreira de gestão de projetos pode ser uma opção tomada no começo da carreira ou fazer parte de um momento de transição de uma profissão para outra (fato cada vez mais corriqueiro no nosso mercado). Independente da escolha inicial, os caminhos e desafios encontrados pela frente são muito similares. É importante manter o foco para poder celebrar as conquistas durante a jornada!

Se você não teve esse conteúdo na sua graduação, ou se não não fez uma graduação específica de Projetos/Produção, é natural que se selecione um curso na área. A base teórica para compreensão dos fundamentos é fundamental para entrar na área. Contudo, já nesse ponto, há múltiplos caminhos a serem trilhados. É possível iniciar com graduações em áreas como publicidade, engenharia ou administração, frequentar cursos presenciais (daqui mesmo do MestreGP, por exemplo) ou online que aprofundam as principais metodologias, absorver conhecimento por meio de artigos e vídeos em canais do YouTube, ou até mesmo investir em pós-graduações na área. 

Sem esquecer que pode sempre se aprofundar em leituras especializadas ou cursos rápidos para dominar técnicas e softwares específicos. Enquanto a imersão na parte técnica da gestão de projetos enriquece a compreensão, é crucial reconhecer que nem sempre a teoria é diretamente aplicável no cotidiano, devido a restrições de escopo dos projetos. Cada caso deve ser avaliado individualmente, considerando o espaço e o tempo disponíveis para gerenciar metodologias, pessoas e as entregas.

bootcamp_home_portal_BANNER_2023

 

Com o conhecimento adquirido começa a etapa de aplicar os ensinamentos teóricos na prática. Trilhar o caminho de gerenciamento é bem desafiador, mas quando se coloca em prática muito do que o teórico nos ensina, tudo fica mais fluido. 

Parta dos princípios básicos, sempre lembrando que “básico” não significa simples ou fácil. Básico vem de “base”, das fundações que você precisará manter para sustentar seu plano.

Comece mantendo a cadência e a constância de ser um pessoa organizada, analítica, com uma comunicação clara, com disponibilidade para ouvir diversos pontos de vista e, sempre, focada em solucionar problemas. A carreira se desenha em várias fases, desde assistente até gerente sênior, e pode abranger uma diversidade de projetos, como lançar campanhas de comunicação ou liderar grandes empreendimentos de engenharia. Só que esses pontos básicos são iguais em todos os projetos. 

Depois da jornada iniciada, é natural a busca pela evolução profissional e financeira. Essa busca pelo sucesso (dentro dessas premissas) define os próximos passos. Embora uma visão clara do futuro possa direcionar as escolhas, a jornada na área de projetos é caracterizada por evoluir de assistente, pleno e sênior. Logo depois segue para cargos de gerenciamento de Programas e times.

No entanto, como podemos avançar ainda mais quando desejamos construir uma carreira sólida nesse campo? 

Primeiramente, não deixe alguém (ou algum artigo) definir suas metas. Você precisa definir suas metas, prioridades e sonhos, para que as escolhas te levam para a sua realização individual. Ninguém poderá fazer isso para você. 

Depois você precisará pesquisar o mercado. Diferentes agências e empresas classificam cargos e funções de maneiras variadas. Ter o conhecimento prévio de como os diferentes mercados se comportam lhe darão mais clareza da posição que você se encontra durante a caminhada. E isso vai ser fundamental para o próximo ponto…

Celebre suas conquistas. Esqueça o que pensam os outros, se você fez seu planejamento baseado nas suas metas e sonhos, só você sabe o valor de cada passo. Parece simples colocar aqui que a carreira é promissora e tudo vai dar certo no final, só que sabemos que existe uma trajetória de muita disciplina para atingir os objetivos!

Banner_incompany_1663x293

A carreira de gestão de projetos é permeada por desafios, oportunidades e a busca incessante por alcançar nossas metas. A trajetória começa com a compreensão dos fundamentos, expande-se através de escolhas bem embasadas e requer disciplina e foco no básico para aplicar processos que garantam a assertividade das entregas, sempre com cadência e constância!

O êxito nessa área não se trata apenas de aplicar métodos, mas de cultivar características pessoais como organização, análise crítica, habilidades de comunicação e resolução de problemas. A busca por metas e sonhos é um fator crucial nessa jornada em constante evolução.

Não temos aqui uma fórmula infalível, mas sim um conjunto de escolhas e experiências que moldam essa jornada no mundo dos projetos. O sucesso é alcançado mediante um equilíbrio entre aplicação prática e aprimoramento teórico, aplicados com constância e cadência, refletindo a natureza única e multifacetada da carreira de gestão de projetos.

*Tamiris Freitas é Producer Sênior da R/GA Brasil e Flaviz Guerra é Consultor de Projetos 

 


Oferecimento

Mantenedores

Agências Mantenedoras

Entidades Apoiadoras