Lideranças Femininas
Nesta semana, fui impactada por dois textos no LinkedIn que abordavam algo bastante presente ainda em 2025: a percepção de que a presença de uma mulher em cargos de liderança causa desconforto, ou a necessidade constante de validações masculinas para que nossas opiniões sejam levadas a sério por outras pessoas. É impressionante pensarmos nisso, mas a realidade ainda é essa.
Venho de uma família de mulheres fortes que lideram, e cresci sendo profundamente impactada pela força delas, obrigada! Além disso, ao longo da minha vida profissional, tenho sido rodeada por mulheres incríveis, que ocupam cargos de liderança e que servem como inspirações diárias, obrigada mais uma vez! Vocês são especiais!
Uma pesquisa da Aberje (2019) aponta que, no Brasil, as mulheres ocupam 69% dos cargos de liderança em comunicação corporativa, um número expressivo podendo sempre melhorar, e que tende a crescer cada vez mais. Portanto, ainda presenciarmos situações em que a mulher precisa do e-mail do chefe para ser validada, salários mais baixos para lideranças femininas e questionamentos sobre a posição de alguém, é algo que devemos lutar e cuidar para que não aconteçam mais. O tempo em que isso era aceito (erroneamente) acabou ou pelo menos deveria.
Estar em uma posição de liderança, por si só, já é um grande desafio: nos tira do conforto, muitas vezes nos faz duvidar das nossas ações e decisões. Para as mulheres, essa carga é ainda maior, pois somos questionadas constantemente sobre pequenas ou grandes questões. Essa é uma realidade que infelizmente ainda enfrentamos, mas que, com coragem, determinação e apoio mútuo, podemos transformar.
Essa batalha não é fácil. Vamos passá-la sempre, e ela se intensificará à medida que assumirmos mais posições de liderança. Mas tenho certeza de que contamos umas com as outras. Essa essência de sororidade, uma palavra que considero fundamental e que tenho tatuada em mim, é a força da nossa união. É ela que nos dará força para quebrar barreiras, superar dificuldades e seguir adiante, dia após dia.
Que lutemos sempre juntas, pelo nosso merecido espaço e pelo reconhecimento que nos pertence de direito!