Como me preparar para uma entrevista tendo pouca experiência de trabalho?

Tenho refletido bastante este tema e sempre converso com pessoas ao meu redor sobre a nova geração. Existe uma preocupação em torno dela, pois muitos percebem que esses jovens parecem não se engajar tanto com a carreira, têm dificuldades em se firmar em um lugar, demonstram pouca resiliência, entre outros pontos.

Como sempre compartilho minhas vivências por aqui, noto que essa nova geração – também conhecida por geração Z – tem perspectivas e formas de pensar diferentes da nossa, “a galera mais old school”. E quero dizer: isso pode ser uma grande vantagem, se usada de forma inteligente.

Ter pouca experiência, por si só, não elimina você de uma entrevista de estágio, por exemplo. Afinal, não se espera que alguém venha superpreparado, com todas as skills desenvolvidas, principalmente numa vaga de entrada. Se já tiver, ótimo, é um diferencial. Mas, habilidades técnicas, desenvolvimento de cronogramas, alinhamento de pautas, gestão de riscos – todas essas competências da área de Projetos (que atuo e trago sob essa ótica) – podem ser aprendidas ao longo do caminho. É na troca, na conversa, na observação e na vivência que crescemos e nos desenvolvemos, sobretudo com intencionalidade.

Banner_Gestão-de-Projetos_1663x293

No entanto, há soft skills que, a meu ver, fazem toda a diferença e que o candidato deve explorar melhor. São elas:

  1. Comunicação efetiva: Como você acredita que pode transmitir suas ideias de forma clara e objetiva.
  2. Organização e gestão de tempo: Como se organiza na sua rotina pessoal e como acredita que pode aplicar isso no trabalho.
  3. Trabalho em equipe: Como lidar com diferentes pessoas e áreas simultaneamente.
  4. Flexibilidade e adaptabilidade: Como encara mudanças constantes e novas demandas.
  5. Resolução de problemas: Como age quando algo foge do seu controle.
  6. Liderança e influência: Não precisa ser líder formal; é sobre como você consegue influenciar positivamente o ambiente ao seu redor.
  7. Inteligência emocional: Como lida com pressão e mantém o equilíbrio em situações de conflito.
  8. Criatividade e inovação: Capacidade de pensar fora da caixa e propor novas ideias.

Todos estes pontos são desenvolvidos em cada etapa da nossa trajetória profissional. Mas, sempre que possível, aproveite a oportunidade de refletir sobre eles, especialmente antes de uma entrevista. Pesquise sobre a empresa, busque informações sobre as pessoas que você vai conhecer, faça perguntas, mostre o quanto você deseja estar ali e por que acredita que pode ser a melhor escolha.

banner_rodape_1663x293_cursoagil

No mais, encare a conversa com tranquilidade e aproveite o momento de forma profissional. Nem sempre será o escolhido na primeira oportunidade, mas boas primeiras impressões e conexões são fundamentais, principalmente em um mercado onde contatos e recomendações são constantes.

“Seja sempre cuidadoso na primeira impressão; ela é o cartão de visita da sua personalidade.”

———————

APOIE O IMGP: https://apoia.se/apoiase-imgp

(seu apoio é fundamental para continuarmos a produzir conteúdos gratuitos e de impacto real na vida das pessoas e das empresas)


Oferecimento

Mantenedores

Agências Mantenedoras

Entidades Apoiadoras