Produtividade é uma palavra que tomou conta do dia a dia, principalmente no ambiente de trabalho. Afinal, não é fácil manter-se concentrado com tantas distrações digitais e excesso de trabalho.

A vida do Gerente de Projetos, por exemplo,  é sempre atarefada e agitada. Isso porque a função envolve não apenas as tarefas da rotina, mas também a tomada de decisão e o desenvolvimento estratégico que aperfeiçoa o trabalho das pessoas que precisam  de gerenciamento e motivação.

Perante esse cenário é importante o GP utilizar técnicas e incluir hábitos para ser tornar mais produtivo.

Design sem nome (3)Já ouviu falar da técnica Pomodoro?  Desenvolvida no final dos anos 80 por Francesco Cirillo, a prática é um gerenciamento de tempo que é aplicada até os dias de hoje.  Funciona assim!
O método trabalha por blocos de tempo, conhecidos como pomodoro. São pomodoros com 25 minutos que você reserva para trabalhar em uma única tarefa, sem interrupções. Após esse período e a conclusão da tarefa, é liberado uma pausa de 5 minutos, e após 4 pomodoros consecutivos com as atividades finalizadas, é liberado a pausa de 30 minutos.
Os objetivos da técnica são:

  • Aumentar a produtividade
  • Elevar a concentração
  • Ter dimensão de quanto tempo demora em cada tarefa
  • Diminuir as interrupções

Design sem nome (4)

Outro ponto importante é saber otimizar e aproveitar os períodos das reuniões. Antes de agendar e reunir a equipe selecione as pautas que precisam ser abordadas, estabeleça um período máximo para a reunião e, se for necessário a apresentação do andamento do trabalho e de resultado, alinhe o tempo para cada um falar.

 

 

 

Design sem nome (5)As ferramentas que monitoram e auxiliam melhorar o desempenho no trabalho, também são indicadas para aumentar a produtividade. Há diversas opções, desde pagas, as gratuitas, no entanto quando implantadas nas empresas brasileiras, ainda surgem resistências por acharem que é uma maneira de controlar e limitar a execução dos trabalhos, como por exemplo, na área de criação.

Mas, analisando pelo ponto positivo, a utilização de uma ferramenta timesheet ajuda a tomada de decisão do gestor de uma equipe. Ele consegue monitorar em tempo real o seu trabalho e de outras pessoas, facilitando na execução das estratégias, alinhamento das entregas e qualificando a sua produtividade.

Sobre o Autor

Jornalista do Instituto Mestre GP, formada pela Universidade São Judas Tadeu. Trabalha com comunicação há nove anos e atua com marketing digital e marketing de conteúdo.

Você também pode curtir

Deixe um comentário