Certamente você já escutou diversas vezes que o relacionamento com o cliente é a base para o sucesso do produto, até mesmo para o andamento do projeto.

Em algumas agências, o Gerente de Projetos tem conquistado um papel importante atuando mais próximo dos clientes e colocando em prática o soft skills.

É notório que alguns profissionais possuem mais desenvoltura para desenvolver esse relacionamento diário, e outros não. No entanto, se enquadrando em qualquer dos dois perfis, é importante que o GP tente a cada dia melhorar o relacionamento com seus clientes, e assegurar o bom andamento para o sucesso na entrega dos projetos, porque certamente em algum momento, no presente ou no futuro, essa relação trará resultados.

Empatia
Ser empático é uma atitude que capacita não só na área profissional, mas para toda vida. Ter a capacidade psicológica de entender o que o outro precisa, é algo para ser colocado em prática quando o assunto é relacionamento com o cliente. Pense: Qual a necessidade do seu cliente? Qual o objetivo do projeto? O que a agência consegue entregar?

Atenção
Com a correria é comum deixar passar sinais que os clientes demonstram quando não estão satisfeitos, ou quando há possibilidades para o desenvolvimento de melhorias, tanto no projeto, como no atendimento. Por isso, fique atento aos sinais!

Feedback
Além dos sinais que alguns clientes podem não revelar, é essencial buscar o feedback sobre o desempenho da execução do planejamento que foi produzido para o projeto. Manter o contato próximo e constante, demonstra respeito e interesse.

E você, como faz para manter e melhorar o relacionamento com os clientes de seus projetos? Compartilha com a gente nos comentários!

Sobre o Autor

Jornalista do Instituto Mestre GP, formada pela Universidade São Judas Tadeu. Trabalha com comunicação há nove anos e atua com marketing digital e marketing de conteúdo.

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