5 dicas infalíveis para gerenciar projetos na era dos Millennials (e os cuidados a se tomar com essa geração)

Eles querem autonomia, flexibilidade, e principalmente, poder. São cheios de energia e muitas ideias, mas nem sempre estão prontos para lidar com a pressão imposta pelo mercado de trabalho que, a cada dia que passa, cobra mais e mais dos seu colaboradores. Não só pelo momento delicado que a economia atravessa, mas também porque a demanda de trabalho está cada vez maior diante da falta de profissionais suficientemente qualificados para determinados jobs.

São novos e com um pouco de paciência é possível transformá-los em profissionais incríveis. Mas, não tente mudar sua essência, certamente isso é impossível, pois há características próprias e imutáveis que praticamente fazem parte do seu código genético.

Atualmente, a geração dos Millennials possui o maior poder de compra mundial, responsáveis por girar a economia em cerca de 45%, ou seja, um número altamente expressivo de jovens que, indiscutivelmente, estão dominando o mercado, a economia e o mundo.

1.  Ajude-os a aprender e desenvolver novos aprendizados

Millennials nasceram numa época em que tudo muda muito rápido, consequentemente, eles se tornaram impacientes e imediatistas. O lado bom disso? Eles aprendem muito rápido e trazem resultados visíveis em períodos bem curtos de tempo.

Seu papel, gestor, é muito importante na hora de mostrar o caminho aos Millennials, ajude-os a identificar oportunidades e eles desenvolverão habilidades preciosas, que vão aumentar o empenho e a dedicação e ainda contribuir significativamente para a ascensão do seu negócio.

2.  Flexibilidade é objeto de desejo

Eles não querem abrir mão da vida social, e isso não significa que não querem produzir. Na verdade, eles querem fazer a diferença na corporação para a qual trabalham, mas também querem curtir com os amigos e aproveitar o tempo livre. Isso mesmo, o “tempo livre”, ou seja, trabalhar com horários flexíveis é uma boa opção, fazer horários diferenciados nos dias da semana e negociar diretamente os dias em que precisam de mais tempo fora, muito provavelmente não se importarão de ficar alguns dias até mais tarde se puderem conciliar com compromissos em que precisem sair mais cedo. São negociadores.

 3.  Faça brainstorms

Millennials são verdadeiros poços de criatividade, portanto, reuniões de brainstorms com eles podem ser muito significativas, relevantes e esclarecedoras de ideias. Além de você conseguir novos pensamentos para determinados projetos, eles se sentirão úteis, e principalmente, se sentirão parte da equipe. Eles vestem a camisa.

4.  Não seja chefe, seja mentor

Infelizmente, os Millennials possuem algumas dificuldades em obedecer ordens controladoras demais. Isso se deve a criação permissiva que tiveram, ou seja, os pais que nada tiveram quando eram jovens, quiseram dar tudo aos seus filhos. O resultado? Jovens com dificuldade de ouvir ‘não’. Mas não os julgue, eles não têm culpa. Basta um pouco de jogo de cintura na hora de falar, afinal, existem várias maneiras de se dizer algo. Por isso, exercite o poder de persuasão que há em você.

5.  Não os desconecte

Aliás, conecte-se com eles. Os Millennials já nasceram com um dispositivo a mais: os smartphones. Eles riem de celulares com botões e não conseguem acreditar que um dia a internet foi discada. Isso, que inicialmente até parecer dispersão, pode ser sua maior arma. Use as habilidades que eles têm em pesquisar e saber onde encontrar as coisas que precisam no mundo online. Apesar de viverem com o celular na mão, eles são antenados e estão dispostos a “googlar” quando for preciso.

Claramente há muito o que ser entendido a respeito dessa nova geração, porém, com um pouco de direcionamento e apoio, muitos deles podem desenvolver habilidades que nem imaginam possuir. Se você, gestor, souber aproveitá-los, esses jovens serão de grande valia e importância para o crescimento da sua empresa.

A chegada dos Millennials no mercado de trabalho é um desafio, mas também uma oportunidade, além de ser inevitável. Profissionais de gerações anteriores se beneficiarão ao abrirem a cabeça para entender essa nova turma e, consequentemente, aprenderão mais sobre o mundo em que vivemos nos dias de hoje. Millennials estão aqui para ficar: aproveite ao máximo.


Oferecimento

Mantenedores

Agências Mantenedoras

Entidades Apoiadoras