Implementar qualquer modelo de gestão é algo que exige muito esforço, tanto de quem toma a frente da implementação, quanto para aqueles a qual terão de se adaptar ao novo modelo proposto. Todos em algum momento já se depararam com esta situação, seja na vida pessoal, acadêmica ou profissional, estamos sempre nos adaptando a modelos de gestão.

Em uma área de Projetos, um método de trabalho, um modelo de gestão, é um fator muito importante para o sucesso do trabalho a ser executado.

Em uma agência de publicidade apesar de todas as singularidades que a permeiam, também exige de sua equipe algum processo, seja este apresentado por métodos pré-estabelecidos ou acadêmicos, seja ele pela cultura/ filosofia organizacional, mas sempre existe um jeito de trabalhar.

É possível hoje observar e afirmar com mais certeza que as agência de publicidade passam a relacionar como fator de sucesso de seus trabalhos a Gestão de Projetos, na execução e controle da qualidade das atividades desenvolvidas pela equipe. Apesar dessa clareza, ainda sim, enfrenta-se alguns obstáculos para a implementação de processos de trabalho.

Existem alguns parâmetros para se medir o sucesso de um projeto e o sucesso na metodologia escolhida para a gestão daquele projeto, os mais comuns são a aceitação do cliente, otimização de custos, entrega no prazo ou antes dele, dentro dos padrões de qualidade desejados ou superando este padrões, porém pensando na metodologia apresentada, o maior fator de sucesso é a aceitação desta metodologia pela organização, pela empresa e equipe.

Recorro agora a um autor muito interessante para consulta sobre Gestão de Projetos, Harold Kerzner que em seu livro Gestão de Projetos – As Melhores Práticas apresenta um quadro onde sintetiza as fases de maturidade na implementação de uma metodologia de projetos.

Embrionária

Aceitação pela gerência executiva

Aceitação pelos gerentes da área

Crescimento

Maturidade

Reconhecer a necessidadeObter o apoio visível dos executivosObter o apoio dos gerentes da áreaReconhecer a utilidade das fases do ciclo de vidaDesenvolver um sistema de controle gerencial de custo e programação
Reconhecer os benefíciosFazer com que os executivos entendam a gestão de projetosConseguir o comprometimento dos gerentes das áreasDesenvolver uma metodologia de gestão de projetosIntegrar o controle de custos e da programação
Reconhecer a aplicabilidadeEstabelecer promotores no nível executivoProporcionar conhecimento aos gerentes da áreaObter o comprometimento com o planejadoDesenvolver um programa de ensino para melhorar as competências em gestão de projetos
Reconhecer o que precisa ser feitoEstar disposto a mudar a maneira de conduzir o empreendimentoEstar disposto a liberar os funcionários para treinamento em gestão de projetosMinimizar as oscilações de escopoDefinir um sistema de rastreamento do projeto

 

As fases apresentadas neste quadro conseguem de forma clara situar a empresa em seu processo de maturidade, ou seja, em qual momento ela se encontra, ajudando o Gerente de Projetos a implementar a metodologia proposta sem grandes traumas a organização e a equipe.

Ciente da necessidade real de uma metodologia de trabalho, é interessante que o Gerente de Projetos tome a frente no processo de aprendizado em aplicação das práticas de gestão de projetos dentro da sua agência de publicidade, caso esta ainda não enxergue o benefício real da sua aplicação. Em muitas dessas situações ele precisará de aceitação dos gerentes / diretores das áreas, o entendimento das ferramentas da gestão de projetos e os benefícios que este trabalho trará para a empresa, por isso tenha paciência neste trabalho.

Lembre-se, uma agência de publicidade é composta principalmente de processos criativos, que muitas vezes exige processos de gestão mais maleáveis.

Sobre o Autor

Fomento o compartilhamento do conhecimento, da experiência como entrega prática e da conexão como a transformação real. Fundador do Instituto Mestre GP, também atua como professor.

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