Buscar e relacionar as informações necessárias para produzir o briefing, traçar os resultados e colocar em prática o cronograma projetado, acompanhar o atendimento, avaliar se as premissas do projeto estão sendo seguidas, saber qual o status do projeto quando for necessário descrever cada etapa.

A rotina do gerente de projetos inclui tarefas tão diversificadas que o torna, atualmente, um profissional importantíssimo nas agências de publicidade.  No entanto, para que o gerenciamento de projetos tenha um resultado positivo é necessário ir além de acompanhar cada etapa do projeto. O GP precisa ter habilidades específicas para o sucesso de sua gestão:

1- Comunicação Eficaz

Gerir um projeto não se resume administrar tecnicamente bem o planejamento estratégico elaborado. Vai além! Envolve interagir diariamente e intensamente com pessoas. Por isso, é importante que o gerente de projetos tenha uma comunicação sincera e objetiva com a equipe. Estipular momentos de trocas de ideias é uma ótima forma de estreitar a comunicação, entender as dificuldades e proporcionar nterações entre todos.

2- Organização

O dia a dia do gerente de projetos envolve o gerenciamento de cada fase do job. Por isso, a organização é um ponto extremamente importante, isso evitará obstáculos futuros na gestão do projeto.

 3- Liderança

Gerenciar a equipe, motivar os stakeholders e criar um ambiente adequado para um excelente resultado requer uma liderança humanizada, ou seja, que desenvolva mais o papel de um líder do que um chefe. Lembre-se! O gerente de projetos também faz parte da equipe. Conhecer os membros e saber encaixá-los nos projetos certos garante um ambiente de trabalho mais saudável com um time motivado.

 4- Motivação

Saber o que te mantém motivado é fácil, mas já parou pra pensar como deve ser complicado conseguir identificar quais são as motivações que cada pessoa precisa para se sentir bem? Isso mesmo, não é uma tarefa fácil, mas no meio profissional, o gerente de projetos tem o papel de criar um ambiente encorajador e que todos se sintam motivados e comprometidos a produzirem o seu melhor para resultados de qualidade. Por isso, manter a comunicação e relacionamento interpessoal e, saber o andamento de cada fase, faz a diferença na hora de incentivar os colaboradores.

5- Negociação

A palavra “negociação” fará parte do vocabulário diário do gerente de projetos. Está aí o profissional que sempre terá a função de negociar com as partes, agência x cliente, para que sempre tenham um comum acordo.

6- Gerenciar crise e tomar decisões

O gerente de projetos também tem a função de “guru” na equipe. Deve sempre se antecipar à crise. Estar atento aos possíveis problemas que poderão impactar o andamento do trabalho é uma tarefa primordial.  Após identificar esses riscos, propor soluções é importante para o sucesso da equipe e do projeto.

Concorda com essas habilidades? Compartilhe a sua opinião nos comentários!


Banners-FSP (1)

Quer conhecer outras habilidades importantes para o Gestor de Projetos? Participe do Fórum Mestre GP São Paulo 2018 – o maior encontro de Gestão e de Projetos do Mercado Publicitário!

Serão:

  • 2 dias de evento;
  • 3 palcos simultâneos;
  • + de 20 palestras
  • Workshops;
  • Mentorias e Consultoria Financeira;
  • Sessão de autógrafo exclusiva com o co-autor do livro Gestão do AmanhãJosé Salibi Neto, obra que alcançou o primeiro lugar na lista dos mais vendidos da Folha de São Paulo.

 

Consulte os combos, aproveite o LOTE PROMOCIONAL até 31/8 e garanta sua entrada junto com um exemplar do livro. **Disponível apenas para os 100 primeiros inscritos!! Acesse: www.forumsp2018.mestregp.com.br

Sobre o Autor

Jornalista do Instituto Mestre GP, formada pela Universidade São Judas Tadeu. Trabalha com comunicação há nove anos e atua com marketing digital e marketing de conteúdo.

Você também pode curtir

Deixe um comentário