Onde o Gerente de Projetos passa surge uma informa√ß√£o, sempre ter√° algu√©m com alguma d√ļvida, querendo alinhar alguma nova descoberta ou situa√ß√£o do projeto e, em muitos casos, novas decis√Ķes ‚Äúinformais‚ÄĚ s√£o tomadas nessas conversas pelo tr√Ęnsito do GP entre os membros do time.

Esse termo, negociação da informação, é uma atividade muito praticada pelo Gerente de Projetos uma vez que a maior parte da informação do projeto é articulada pelo Gerente de Projetos, mas não sendo ele detentor de toda informação, pois o time é composto de diversos atores, com diversas competências e em algum momento alguma informação específica não é de conhecimento do Gerente de Projetos por não ser necessária para a gestão efetivamente.

Essa negociação passa pela capacidade de interpretar, ou seja, a capacidade de avaliar como ela chega até o Gerente de Projeto, como ela é consumida pelo GP e como ela é adicionada ao projeto.

Se relacionar √©, entre muitos, um dos pap√©is do Gerente de Projetos, transitar pelas equipes e seus membros, sendo assim coletar frequentemente informa√ß√Ķes com esta equipe principalmente do andamento do projeto, mas neste trabalho √© poss√≠vel se deparar com conflitos nas informa√ß√Ķes que s√£o relevantes para o trabalho da equipe, isso √© um ponto de aten√ß√£o¬†para o GP.

Ter informa√ß√Ķes conflitantes, por mais que fa√ßam algum sentido e sejam pratic√°veis, podem levar seu projeto para dire√ß√Ķes contr√°rias ao seu objetivo proposto, principalmente sob o ponto de vista de expectativa do cliente. N√£o podemos confundir informa√ß√Ķes difusas, com sugest√Ķes de melhoria para o projeto, que s√£o sempre bem vindas e devem ser estimuladas para que no final o projeto seja concebido da melhor forma.

Algumas dicas para evitar que as informa√ß√Ķes ‚Äúde corredor‚ÄĚ fa√ßam seu projeto ir para outra¬†dire√ß√£o:

Se aproxime da equipe

Estar pr√≥ximo da equipe far√° de voc√™, sem esfor√ßo ou imposi√ß√£o, um agente ativo e percebido¬†por esta equipe, por este motivo a equipe te manter√° informado do andamento do projeto e assim das informa√ß√Ķes que s√£o articuladas entre os participantes do projeto.

Ouça e remova os obstáculos da equipe

Estar pronto para ouvir as dificuldades da equipe sobre o projeto e se prontificar a ajudar revelar√° uma postura de lideran√ßa importante para a gest√£o do projeto, e dessa forma voc√™ saber√° quais informa√ß√Ķes est√£o sendo levadas a discuss√£o,e assim, se o projeto est√° sendo conduzido para o caminho correto.

Avalie mais de uma fonte

Se alguma informa√ß√£o chegar at√© voc√™ ‚Äúinformalmente‚ÄĚ, se esta informa√ß√£o fizer algum sentido e, principalmente, se entender que √© pertinente para o projeto, converse com mais pessoas para avaliar se est√£o tamb√©m com a mesma percep√ß√£o. Se constatar que sim, re√ļna a equipe e alinhe todos com a informa√ß√£o correta.

Identifique os detentores da informação (stakeholders)

Essa a√ß√£o √© importante para mapear quem det√©m informa√ß√Ķes relevantes do projeto, fazendo isso voc√™ pode eliminar poss√≠veis intermedi√°rios e chegar a fonte da informa√ß√£o.

N√£o evite o di√°logo

Evitar enfrentar uma situação de conflito ou diálogo mais intenso com a equipe pode no futuro gerar retrabalhos e desgaste maior para sua gestão, por isso não evite o diálogo, pelo contrário, estimule e execute sempre que se mostrar necessário.

Esgote todas as possibilidades


Ao se confrontar com uma informa√ß√£o esgote todas as possibilidades de entendimento, muitas vezes por conta do prazo e import√Ęncia do projeto n√£o ser√° poss√≠vel se atentar a todos os detalhes e essa informa√ß√£o pode ser levada como verdade imediatamente, mas exercite a cr√≠tica dentro do tempo que tiver para que o projeto n√£o tome um rumo contr√°rio ao seu objetivo.

Sabemos que um projeto envolve diversas etapas e interesses, por isso é importante que seja planejado como será gerenciado e quem são as pessoas que influenciarão os processos.

Conhecidas como stakeholders, essas pessoas fazem parte do n√ļcleo de comunica√ß√£o e s√£o importantes para a execu√ß√£o na entrega de um projeto de sucesso.

Sobre o Autor

Fomento o compartilhamento do conhecimento, da experiência como entrega prática e da conexão como a transformação real. Fundador do Instituto Mestre GP, também atua como professor.

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