Agile não é sobre ser mais rápido

Publicado em 4 de junho de 2025 às 11:59

É sobre construir cultura, evoluir e criar ambientes onde as pessoas importam.
Os resultados podem até vir mais rápido, mas a velocidade não é o coração do Agile.

 

Agile é uma abordagem baseada em valores. Foi criada com um propósito. Eu estudei, pratiquei e defendo essa abordagem.

 

Os autores do Manifesto Ágil já alertaram: muito do que se vende como Agile hoje… simplesmente não é. (Obrigado a vozes como Jon Kern, Arie van Bennekum e Andy Hunt, que continuam nos lembrando o que é a verdadeira agilidade.)

 

Independentemente do framework (Scrum, Kanban, SAFe), os valores centrais são inegociáveis:

  • Indivíduos e interações acima de processos e ferramentas
  • Colaboração acima da negociação de contratos
  • Responder a mudanças acima de seguir um plano

 

Esse é o maior desafio: viver os valores. Desenvolver pessoas colaborativas e confortáveis com a incerteza.

 

Agile só funciona quando há cultura.

 

E a cultura só muda quando há apoio da liderança e todos acreditam na mudança.

 

Quando Agile se torna um comportamento compartilhado, ele cria raízes.

 

Como Larissa Baldassarini compartilhou no livro Pizza & Espumante:
“A transformação que a nova geração busca tem menos a ver com tecnologia e muito mais com mudanças estruturais que tornem o ambiente mais diverso e inclusivo.”

 

É aí que entra a Gestão de Projetos.

 

Ela transforma valores em ação, traz estrutura ao caos e cria condições para resultados de excelência.

 

Como diz David Lubars, no mesmo livro:
“Sem uma execução brilhante, sua ideia não vai a lugar nenhum.”

 

E uma execução brilhante exige colaboração e um compromisso com os princípios certos.

 

Feedback contínuo é essencial como prática diária.

 

Sem feedback, não há adaptação. E sem adaptação, não há agilidade.

 

A Gestão de Projetos é uma aliada poderosa nesta jornada. Ajuda a construir ambientes saudáveis, inclusivos e orientados por valor.

 

Ambientes estruturados reduzem o turnover, evitam o burnout e aumentam a felicidade e a motivação.

 

Quando as pessoas se sentem seguras, apoiadas e parte de algo com propósito, elas permanecem, contribuem e prosperam.

 

Ferramentas e frameworks podem ajudar, mas a verdadeira agilidade vem da conexão, do aprendizado e do crescimento em conjunto.

 

Porque, no fim das contas, agilidade não é sobre pressa. É sobre evolução.


Rodrigo Falcão

Mestre em Gestão de Projetos pela Universidade Georgetown (EUA), formado em Comunicação pela Universidade Newton Paiva e certificado em metodologias por Stanford, MIT, Duke e IDEO. Líder em operações, produção digital e pessoas. Especialista em processos, com foco em eficiência, colaboração e melhoria contínua. Implantador de soluções e ferramentas que impulsionam criatividade e resultados. Vencedor do Prêmio Abradi - Melhor Gestor de Projetos. Integrante de equipes vencedoras: Almap BBDO - eleita Agência da década 2020 e Agência do Ano 2010, 2011 e 2016 em Cannes; Ogilvy - Agência do Ano 2013 em Cannes. Autor do livro Pizza & Espumante - Transformação Digital e Gestão de Projetos. Atualmente é Diretor de Operações, VML New York - agência de publicidade mais premiada dos EUA (WARC 2025).