Gestão de Projetos para e-commerce: qual a importância da área para o resultado final do seu projeto?

 

Antes de responder essa pergunta, é importante entender o conceito principal por trás da Gestão de Projetos. A disciplina vem ganhando cada vez mais destaque em diversas áreas, não apenas no marketing. Um modelo de gestão bem estruturado entre equipes, por exemplo, garante resultados positivos tanto para empresa quanto para clientes, otimizando assim serviços, tempo e custos!

 

E qual o papel do GP em um projeto de e-commerce?

Em resumo, é o profissional que estrutura as etapas de um projeto e garante a entrega com qualidade dentro do prazo. Geralmente, são especialistas extremamente organizados e os que mais conhecem do job em questão dentro da equipe. Além disso, um excelente GP precisa também entender de todas as áreas, desde criação, desenvolvimento até os processos de implementação com o cliente e plataforma.

O erro de alguns empreendedores ou até agências na hora de implantar um projeto de loja online, é não ter um Gerente de Projetos. Já que esse é o profissional responsável por garantir o sucesso desde o início até a entrega do projeto.

curso_case_IDTBWA

E como funciona o processo entre GP, plataforma e cliente?

Existem diversos processos e ferramentas que ajudam o GP na hora de organizar as etapas e transmitir para a equipe operacional. Isso tudo vai depender da complexidade do projeto e deve ser personalizado de acordo com cada necessidade. Mas, em suma, se baseiam nesses pilares:

  • Iniciação (Imersão)
  • Planejamento (Cronograma)
  • Monitoramento e execução das atividades
  • Encerramento (Go Live)

A operação de um e-commerce é extremamente detalhada, além da execução e implementação do layout e codificação, é fundamental que sejam realizados testes suficientes para ter a certeza, por exemplo, que o meio de pagamento foi implementado com sucesso, se o sistema de antifraude fez a captura da transação para avaliar o risco, se os meios de entrega estão funcionando, se os sku’s estão cadastrados do jeito certo, entre outros pontos essenciais para um e-commerce ir ao ar.

Todo esse processo é realizado antes do Go Live, o dia em que seu projeto de fato entrará em produção. E quem pensa que o trabalho do Gerente de Projetos acaba por aí, se engana. Agora, começa a avaliação de alguns itens importantes junto com a equipe de performance, como:

  • Todas as páginas e funções estão funcionando corretamente?
  • Quantas visitas/sessões eu espero ter na minha loja no primeiro mês?
  • Quantos pedidos eu espero ter nos meus primeiros 3 meses?
  • Qual a taxa de conversão e ROI esperada?

São tarefas criteriosas e que precisam ser executadas com detalhes, principalmente no início da operação, onde a fidelização e reputação junto ao público está apenas começando. Aqui, a primeira impressão também é a que fica.

 

Principais benefícios para o seu projeto com um GP

Optar por ter uma equipe especialista e liderada por um Gerente de Projetos, garante inúmeras vantagens para o sucesso do seu e-commerce, entre elas, destacam-se:

  • Domínio amplo sobre os processos da loja, plataforma e outras ferramentas
  • Redução de riscos
  • Cumprimento dos prazos
  • Controle sobre os gastos e o lucro do negócio
  • Segurança na tomada de decisões
  • Alinhamento da equipe com foco na marca
  • Qualidade do produto ou serviço oferecido

Na Agência FG trabalhamos com uma equipe experiente de GP’s comprometida e que se sente confortável diante de mudanças e possíveis riscos, e isso faz toda a diferença. São com esses profissionais que combinamos em cada novo projeto a visão empreendedora dos clientes com as novas tecnologias e acessibilidades oferecidas pelas plataformas.


Oferecimento

Mantenedores

Entidades Apoiadoras