Inovação e tecnologia muito além do tech: impactos nos modelos de negócio e gestão

Certamente, nos últimos meses você ouviu e leu diversas vezes sobre transformação digital, que ela já é uma realidade em muitas empresas e tem modificado a rotina de trabalho influenciada por novas tecnologias na rotina dos profissionais.

No segundo dia do Fórum Mestre GP 2020, a trilha Inovação & Tecnologia, reuniu profissionais para troca de experiências e apresentações de cases sobre como a inovação e a tecnologia tem impactado os modelos de negócio e gestão do mercado publicitário, pontos que estão ligados à transformação digital.

A programação do dia iniciou com a palestra de Eduardo Simon – CEO da DPZ&T, que abordou o tema “Propaganda tem futuro?”. Em uma apresentação esclarecedora, o CEO mostrou um panorama do mercado, ressaltando a pressão que a indústria sofre atualmente, mas que em paralelo, encontra-se com o desafio de se comunicar constantemente.

Eduardo, frisou que o mundo terá uma audiência mais empoderada com o 5G, reforçando o paradoxo da escolha. “O futuro da propaganda, não é a propaganda. Será mais divertido, ao invés de distribuir mensagem, teremos o desafio de cativar com conteúdos de qualidade”, afirmou Simon.

Em seguida, Victor Odo – Gerente de Tecnologia e Creative Technology na WMCCANN, trouxe um tema que faz parte do dia a dia das agências de publicidade, “Inovar ou fazer o básico?”.

Para Victor, a inovação é subjetiva e possui diferentes formas de ser realizada. Desde uma ideia “fora da caixa”, até fazer o básico bem feito.

Na palestra “Scope of Work” realizada por Fernando Bottura – Finance Director na Talent Marcel, foi apresentado como essa ferramenta tem modificado a área de projetos de uma empresa e quais os efetivos resultados proporcionados por ela, auxiliando no implantação do projeto, como acompanhar sua evolução, gerenciar os profissionais envolvidos e aspectos financeiros do presente e do futuro.

Dando sequência a programação do dia, Marcio Bueno – Head de Tecnologia e Projetos na Publicis Brasil, iniciou a sua apresentação sobre o “Trabalho remoto, equipes descentralizadas e o papel da tecnologia: ferramentas e processos”,  falando sobre os 48 mil mortos na pandemia no Brasil e a importância de não deixarmos passar esse  dado que afeta diversas vidas e mercados.

Para que o “novo normal” dê certo, Marcio destacou três pilares que considera importante: processos, tecnologia e pessoas. “É essencia ter harmonia entre os três. Cada um com a sua importância mantém o equilíbrio para uma boa organização.”

No primeiro painel do dia, Felipe Rodriguez – Head de Operações na Gauge, Priscila Saikai – Project Director na Ogilvy e Thiago Lentini – Diretor de Operações na Jüssi, apresentaram  o “Comitê Boas Práticas: o guia do gestor de projetos em foco.” No bate-papo, compartilharem como foi elaborado o Guia com os indicadores mais importantes para o setor.

Segunda parte da programação Trilha Inovação & Tecnologia –  Fórum Mestre GP

Na período da tarde, Edson Sueyoshi – VP Technology and Production na R/GA apresentou cases de sucesso mobile app. Para Edson, ver um app funcionando corretamente, é observar somente a ponta de um iceberg. Até chegar na etapa final, ocorreram contribuições de diversas áreas e profissionais especializados. “Priorize implementar ferramentas que possibilite ágil desde o início”, compartilhou o VP.

Em seguida, Vinicius Cezar – CEO na Privally Global, contou como acredita que será o futuro da privacidade no mercado de comunicação, passando pelo novo código LGPD, privacidade e conveniência.

Outra palestra destaque, foi a “Open Advertising: a arquitetura aberta da publicidade” realizada por Daniel Prianti – sócio-executivo na BPOOL. “Diante de todos os desafios atuais da publicidade, este pode ser um caminho. Players mais especialistas migrando o modus operandi de “ownership do cliente” para colaboração no cliente. Um aumento de eficiência para os anunciantes e de margens para as empresas de comunicação.”

Contribuindo com o tema da trilha do dia, inovação e tecnologia, teve também a palestra “Blockchain muito além do Bitcoin”, com Rubens Neistein, que explicou de forma clara e dinâmica os principais temas (dúvidas) sobre o segmento.

No segundo painel do dia, Daltro Martins – Diretor da ABRADI-SP, Daniel Queiroz – presidente da FENAPRO e Silvio Soledade – vice-presidente da APP Brasil, debateram sobre  “A gestão e mercado – uma visão das principais entidades para o futuro” e encerram com a seguinte análise: “Com a transformação, a gestão também passou por mudanças. O que era um controle visual, agora precisa ser uma relação de confiança”.

Finalizando o segundo dia, Ramon Oliveira – fundador do Instituto Mestre GP e Carlos Pitchu – VP Comunicação, Mídia e Conteúdo na Natura, falaram sobre a relação do cliente com as agências, a comunicação fragmentada e o papel do negócio na publicidade. Pitchu, encerrou com a sua percepção referente o papel da agência para o cliente. “O grande capital da agência é o criativo”.

Foi um dia com muito conteúdo e você ainda pode se inscrever no evento, clique aqui e participe!


Ramon Oliveira

Ramon Oliveira

Fomento o compartilhamento do conhecimento, da experiência como entrega prática e da conexão como a transformação real. Fundador do Instituto Mestre GP, também atua como professor.

Oferecimento

Entidades Apoiadoras