O racismo e o branco

Chegou a hora de dizer a verdade e tratarmos esse fato com seriedade, compromisso e desapego: a solução do racismo está nas mãos de pessoas brancas!

Para termos uma leitura mais lúdica e conclusiva, vamos fazer uma análise numa vista aérea, ao qual avaliaremos 3 grupos abaixo, no século XX

  • Grupo A = Pessoas que pregaram a Supremacia Branca;
  • Grupo B = Pessoas negras que foram descriminadas e minorizadas nos ambientes sociais e restritos a oportunidades do grupo acima.
  • Grupo C = Pessoas brancas que entenderam os reflexos causados pelo grupo A e entraram espontaneamente a favor dessa causa.

Por mais que esperava-se que no século XX, o Brasil caminhasse para um cenário de igualdade, visto que a Lei Áurea foi assinada em 1888 (final do século XIX), não houveram esforços suficientes para o grupo B desenvolver-se, lembrando que a catástrofe vivida por 388 anos fosse de aprovação do Estado. Logo, esse compromisso de equiparação seria de responsabilidade do Estado e dos beneficiários diretos e indiretos da escravidão.

Ainda numa vista aérea, gostaria que você visualizasse a inversão de valores: 

O grupo A oprimiu por séculos o grupo B!

Já no século XXI, dentro do grupo B, temos pessoas que venceram os desafios (por motivos individuais em suas histórias) e pessoas que estão em vidas periféricas até os dias atuais. Gerou-se então a expressão mais desonesta e impiedosa da história: “Se fulano conseguiu, todos podem conseguir”. Não! Não! E Não! Não há espaço para todos e sabemos bem disso. Aprovam-se alguns negros, simplesmente por agenda ESG, mas funcionários brancos ainda são acima de 90% da folha salarial. Sabemos muito bem a saúde mental desses profissionais recém incorporados via vagas afirmativas. Não entrarei nessa pauta, agora.

Concorda comigo que o grupo B nunca disseminou ódio, divisão, supremacia, preconceito e discriminação? 

Por qual motivo o grupo B é responsável pelos problemas causados pelo grupo A? Está mais do que na hora do grupo A assumir a sua responsabilidade, debater entre si, condenar práticas entre si e resolver entre si essa situação. Conversem nas suas rodas de amigos, no churrasco da família, no seio familiar, reeduquem seus filhos, entendam seus privilégios e assumam o protagonismo da maior transformação social da história. Grupo A, junte-se imediatamente ao grupo C, e seja protagonista do século XXI.

Em resumo, a solução do racismo está nas mãos dos brancos e não dos negros.

Envie essa matéria para um amigo que precisa entender isso e  conheça mais do projeto Black People.


Oferecimento

Mantenedores

Agências Mantenedoras

Entidades Apoiadoras