Ineficiência é para humanos

SXSW terminou e ainda muita coisa reverbera em mim.

Foram muitas palestras, novos conteúdos, insights e quando olho minhas anotações, sempre encontro algo “novo”.

Mas há duas palestras que ainda ficam rebobinando na minha cabeça. De fato, posso falar que fiquei tocada por elas, foram palestras que me senti abraçadas por ser vista como um ser humano.

Kevin Kelly, fundador da revista Wired, um senhor de 71 anos falou sobre o impacto da Inteligência Artificial em nosso trabalho. Nesses tempos de etarismo, vê-lo falando foi especial, pois quero chegar com 70+ inserida em temas que são importantes para mim, e o trabalho é um deles.

Ineficiencia_KAREN

E acompanhando a palestra dele atentamente, vendo tudo que a Inteligência Artificial pode nos ajudar no trabalho, ele lança essa frase:

Produtividade e eficiência são para robôs.”

Quem já escutou no trabalho, que precisa-se rever processos  para que as pessoas sejam mais produtivas e eficientes? Pensa, parte do meu trabalho é buscar produtividade e eficiência.

E aí ele complementa:

“Produtividade e eficiência são péssimas métricas para humanos.

O ser humano é inerentemente ineficiente.”

Ele listou 4 coisas que ele identifica como trabalho humano:

  • Ciências
  • Inovação
  • Exploração 
  • Arte

E todas elas precisam da ineficiência para serem bem sucedidas. E o erro, não só faz parte do processo, como também é uma forma de aprender, de trazer coisas novas. Não preciso nem passar por cada um dos 4 pilares para identificar os grandes insights e trabalhos incríveis resultados de muito tempo de dedicação, erros e acertos, testes e assim vai.

Passei parte da minha carreira com o time de criação brigando comigo que precisava de mais tempo para pensar, construir uma ideia criativa. Já fui muito resistente em aceitar meus erros, achava que quanto mais responsabilidade, menos erros (na verdade, nenhum) eu deveria cometer.

Nós somos pressionados a fazer mais por menos. Nesse sentido, vemos muitas empresas utilizando a tecnologia para gerar resultados e assim, utilizam as ferramentas para aprimorar a produtividade e conseguir com a capacidade humana entregar além. Essa foi a abordagem de Kevin Kelly, Inteligência Artificial vem para ampliar a nossa capacidade.

Faltou falar da segunda palestra, mas essa fica para um próximo artigo. Também será um tema que merece um artigo só para ele. 😉


Oferecimento

Mantenedores

Agências Mantenedoras

Entidades Apoiadoras