A Consciência Emocional pode te ajudar a melhorar seu desempenho profissional

No dia 27 de abril de 2023, em São Paulo, ocorreu o Stage Management, evento voltado para conexão e aprendizado com o objetivo de expandir conhecimento e disseminar boas práticas em gestão de projetos na área de publicidade, comunicação e tecnologia.

Aqui no portal do Instituto Mestre GP, desenvolvemos a série Direto do Stage, na qual compartilhamos os destaques e momentos mais marcantes para que você possa se inspirar e enriquecer seu repertório!

Durante sua palestra no Stage Management, Karen Hada – Executive Business Manager da WPP Media Services, abordou a atenção plena e a consciência emocional.

Esses conceitos se referem à nossa capacidade de estar presentes no momento presente e compreender nossas emoções. Essas são essenciais para o sucesso em qualquer oportunidade profissional, mas são especialmente importantes para gestores de projetos, que costumeiramente trabalham em cenários de alta complexidade, demanda e estresse.

Consciência emocional e capacidade de atenção

Você já se percebeu divagando em pensamentos ou com certa exaustão mental em uma reunião importante de trabalho, ou ainda buscando incessantemente se concentrar para realizar uma tarefa complexa? É comum.

Banner_bootcamp_1663x293

No ambiente de trabalho moderno, é comum encontrar problemas para se concentrar e permanecer atento aos momentos. No entanto, a consciência emocional, uma habilidade que muitas vezes é negligenciada, pode ser um caminho assertivo para essa resolução.

Daniel Goleman, um renomado psicólogo e autor de livros como “Inteligência Emocional”, destaca a importância do foco para a produtividade. Goleman atesta que perdemos preciosos segundos de presença mental quando deixamos a mente vaguear e buscar outro foco mais prazeroso de atenção. Isso está diretamente relacionado com nossas emoções. 

“O cérebro emocional responde a um evento com muito mais rapidez do que o cérebro racional.” (Daniel Goleman, no livro Inteligência Emocional)

Quando temos essa habilidade de autoconhecimento, temos também a oportunidade de entender que tipo de evento dispara gatilhos emocionais, compreendermos qual era a emoção anterior, qual é a nossa própria história de vida e por que isso dispara um gatilho. Nos permitimos estar mais aptos a trazer respostas mais produtivas e construtivas quando entendemos nosso estado emocional e como reagimos a ele.

Atenção plena e mindfulness

A atenção plena não é apenas uma prática de meditação: é também a capacidade de observar-se a si mesmo, ter consciência da própria consciência (metaconsciência), perceber quando estamos divagando e ter a capacidade de mudar nossa atenção de forma independente, em vez de apenas reagir a estímulos externos.

Banner_GuiadePraticas_1663x293

Ao concentrarmos toda a nossa atenção nos sentidos, o cérebro naturalmente silencia a conversa interna padrão. Essas vozes permanecem conversando entre si nas nossas mentes o tempo todo e você pode até mesmo já estar acostumado com elas. Ao nos sentarmos em silêncio, observarmos nossa respiração e corpo e mantermos posturas adequadas, acalmamos nossos circuitos cerebrais e nos tornamos mais presentes e concentrados.

Além disso, os benefícios vão além: produtividade e desempenho saem ganhando por estarmos mais capacitados para respondermos de forma mais produtiva e construtiva aos desafios e oportunidades cotidianas. Assim, nossa tomada de decisão é ainda mais assertiva, melhoramos e otimizamos nossas relações de trabalho e, dessa maneira, aumentamos a consistência de nossas entregas.

Aproveite a oportunidade de focar mais em si

Na próxima vez em que se pegar “viajando” quando não deveria, permita-se aceitar o convite para estar ainda mais presente no seu dia a dia. São muitos estímulos constantemente buscando tirar sua atenção: notificações, mensagens instantâneas, ligações. Quanto mais nos desvencilharmos e estarmos presentes e conscientes de nossas emoções, mais efetivos seremos.


Oferecimento

Mantenedores

Agências Mantenedoras

Entidades Apoiadoras