As agências, normalmente, lidam com diversos clientes e projetos ao mesmo tempo. Muitas vezes, durante o desenrolar do trabalho, surgem dúvidas e desafios e não há uma pessoa responsável por tomar conta desse projeto como um todo. Esse profissional que tanto faz falta nas organizações é o chamado Gestor de Projetos.

Essa função tem ganhado visibilidade, mas, ainda hoje, muitas companhias não compreendem o potencial e a diferença que um Gestor de Projetos pode fazer dentro de uma organização.

A função do Gestor de Projetos

Compete ao Gestor de Projetos coordenar o trabalho como um todo, incluindo as tarefas e as equipes envolvidas no processo, respeitando prazos e orçamentos. O profissional que atua nessa área precisa ter boa capacidade de comunicação porque é ele o responsável por viabilizar a interação e a conversa entre os times que estão atuando no projeto.

Além disso, o Gestor precisa ser capaz de gerenciar não só as pessoas, mas também administrar os recursos financeiros e enxergar os riscos que podem afetar o projeto negativamente. Solução de problemas também é uma habilidade que um bom Gestor de Projetos precisa ter.

Por que contratar esse profissional

Qualquer projeto que queira obter sucesso precisa, antes de mais nada, ser bem organizado tanto no planejamento quanto na execução. Um Gestor de Projetos é a pessoa ideal para garantir que o trabalho seja realizado da melhor forma possível do início ao fim. Isso inclui a habilidade de resolver problemas inesperados e também prever muitas das dificuldades com antecedência.

Está claro que as organizações precisam parar de trabalhar em silos e incentivar a interação entre as áreas. Quanto mais os profissionais dos diferentes setores de uma empresa conversam e trocam conhecimento, mais dinâmico o projeto fica, ideias novas e melhores surgem, bem como maneiras mais rápidas e eficientes de realizar processos. Mas alguém precisa ser o responsável por fazer essa mágica da interação entre as equipes dar certo, e, novamente, aí entra a necessidade das agências contratarem um Gestor de Projetos qualificado.

Outra competência que o Gestor de Projetos tem e que é essencial para as agências é ter a capacidade de adequar e distribuir o orçamento disponibilizado pela empresa para cada equipe do projeto, além de definir como elas vão utilizar esses recursos. Essas são decisões bem estratégicas que nem todo o profissional ou coordenador está apto a realizar porque precisa ter tanto uma visão individual e detalhada de cada área, assim como a visão geral do projeto.

É importante ressaltar também que o papel do gestor de projetos não está limitado ao monitoramento e execução das tarefas, esse profissional também pode ser consultado em outros tipos de ações que requerem planejamento e que sejam relevantes para a empresa como, por exemplo, a adoção de uma nova tecnologia.

Como vimos, o Gestor de Projetos é uma peça essencial para o sucesso de qualquer trabalho que uma agência precisa entregar. O que a sua empresa está esperando para incluir esse profissional no quadro de funcionários?

Sobre o Autor

é jornalista formada pela Universidade Anhembi Morumbi. Atua como Analista de Comunicação e Conteúdo e possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, jornalismo e gestão de mídias sociais. Gosta de escrever sobre diversos assuntos, mas, atualmente, seu foco é o setor digital, inovações e negócios.

Você também pode curtir

Deixe um comentário