Como estruturar uma estratégia efetiva de automação de marketing na sua agência

O termo “automação” tem sido pauta nos mais diversos espaços onde se discute produtividade, futuro das profissões e outros assuntos relacionados. No mercado digital, não poderia deixar de ser, a discussão também se faz presente.

Profissionais das áreas de marketing e vendas consideram, cada vez mais, a automação de marketing como um recurso relevante para suas estratégias. A Emailmonday divulgou, em seu estudo “The Ultimate Marketing Automation stats”, que 50% das marcas inseridas no mercado digital utilizam automação de marketing.

A automação permite que as formas de se comunicar com o público seja otimizada. Essa otimização ocorre a partir do momento que se utiliza uma ferramenta para:

  1. Identificar o comportamento dos contatos;
  2. Programar ações de acordo com o comportamento dos contatos.

Essas ações feitas com base no comportamento podem ser direcionadas para diversos segmentos do seu público.

Entender que as pessoas que acompanham sua marca estão em diferentes estágios é importante para fazer da sua comunicação mais precisa, gerando assim um impacto positivo em suas ações.

Para exemplificar como essa divisão pode ser feita de forma a otimizar a comunicação com o público, vejamos alguns exemplos de ações a partir de três estágios: contatos, oportunidades e clientes.

 

1 – Contatos

Com o auxílio de uma plataforma de automação de marketing, você pode fazer com que visitantes do seu site ou seguidores das redes sociais passem a integrar sua base de contatos.

Como? Criando formulários de cadastro ou integrando os que você já possui no site com a ferramenta de automação. Com eles, o usuário conta com uma opção para saber mais detalhes sobre um determinado tema. Os formulários podem ser inseridos em pop-ups, acionadas considerando a interação do usuário em páginas específicas.

E as redes sociais? Bom, o Facebook conta com um recurso que permite a criação de anúncios, que podem ter segmentações pelo envolvimento dos seguidores com suas páginas ou então com base em dados cadastrais.

Esses anúncios, conhecidos como Facebook Lead Ads, direcionam o usuário para um formulário de cadastro.

Pelo Gerenciador de anúncios, as suas ações de marketing podem ser divulgadas não só no Facebook, mas também no Instagram e no Messenger.

Outra forma de captar contatos através de anúncios é utilizando o Google ADS, que permite a criação de filtros para direcionar de forma efetiva as divulgações pelo buscador e em sites parceiros.

Depois de captar os novos contatos, você poderá se comunicar com eles a partir de envios de SMS, e-mail marketing, notificações para aplicativo, entre outras formas.

 

2 – Oportunidades

Depois de captar contatos e estabelecer uma comunicação efetiva com eles, você vai precisar identificar quais dessas pessoas estão mais próximas de se tornarem clientes. Uma das formas de fazer isso é analisando o comportamento dos contatos enquanto eles navegam no seu site.

Realizando algumas configurações técnicas no site, é possível verificar por quais páginas seus contatos navegam.

As automações podem ser estruturadas de acordo com o conteúdo de cada uma das páginas: quando um usuário navega em uma página sobre um determinado produto, ele recebe algum tipo de comunicação que esteja relacionado com o seu interesse, como um envio de e-mail marketing ou SMS.

Considere incluir algum desconto especial para o contato no conteúdo do envio. Vai que esse é o incentivo que faltava para ganhar um novo cliente.

 

3 – Clientes

Clientes engajados e dispostos a compartilharem sua marca com terceiros é de alta relevância. A partir de uma comunicação efetiva com os clientes, é fácil garantir a satisfação deles.

Os chatbots são uma forma de automatizar a comunicação. Eles são utilizados para se comunicar, tendo como base a interação do público enquanto ele acessa determinada página e durante a conversa com o bot. Para que essa interação seja possível, basta definir quais as perguntas serão apresentadas como opção aos visitantes e as respostas que serão apresentadas automaticamente.

Além dos chatbots, podem ser criados fluxos de automação com base na interação do contato nas páginas do seu site, em envios de e-mail marketing e outros canais. Atualizações de cadastro também servem como parâmetro para ações de automação de marketing.

Outro benefício de utilizar softwares de automação para organizar suas ações é a possibilidade de mensurar boa parte do que é feito através desses serviços. Ou seja, você não só passa a organizar sua comunicação com base nos interesses do público como identifica os canais mais efetivos para atrair e manter engajadas as pessoas que acompanham sua marca.


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