A colaboração para o sucesso no desenvolvimento de projetos de software

Mesmo com a disponibilidade de tantas ferramentas e metodologias que visam otimizar as entregas de projetos de software, ainda vemos muitos casos onde o resultado final não é satisfatório. De fato, nenhum desses meios irão atingir seu total potencial sem a colaboração. É através da dela que alcançamos os melhores resultados de um trabalho em equipe.

Na colaboração é preciso que todos compartilhem do mesmo propósito, e para tanto ele deve ser muito claro. Uma forma de garantir que todos estejam na mesma página é através da realização de reuniões com aqueles que atuarão no projeto e se possível, o solicitante, para se discutir os detalhes à respeito do que será trabalhado, de preferência antes mesmo de ser desenvolvido. Isso irá evitar erros por conta de má compreensão dos requisitos que, por consequência, geraria refações e atraso na entrega.

Além disso, é bem provável que boas ideias irão surgir dessa interação, com soluções que possam superar as expectativas iniciais e de quebra, fará com que todos se sintam parte do daquilo, aumentando assim o comprometimento.

O uso de brainstorming vai de encontro com essa necessidade. Sabemos que muitas vezes é necessário que várias mentes trabalhem em conjunto para alcançar a melhor saída para um problema. E através dessa técnica, onde as ideias são apresentadas de forma livre e sem críticas, respostas criativas poderão surgir, além de promover o envolvimento daqueles que participam.

A comunicação

Infelizmente, muitos projetos não são concluído com sucesso por conta de problemas na comunicação dos envolvidos. E uma boa comunicação é a chave para alcançar uma colaboração efetiva.
Por isso, é importante que os objetivos sejam transmitidos de maneira que a outra parte possa compreender, através de um discurso claro e direto. Além de facilitar o trabalho da equipe, isso gera confiança.

Tendo isso em vista, uma boa forma de encerrar uma discussão sobre um assunto, é fazer um resumo e passá-lo aos demais, assegurando assim que houve um entendimento em comum para todos.

E essa mentalidade não deve ser mantida apenas da gestão para a equipe e cliente, a comunicação também deve ser constante entre os membros time. Sem uma interação contínua daqueles que atuam em um mesmo projeto, corre-se o risco de no final termos soluções que não se encaixam e nem atendem a necessidade do cliente. E para ambos os casos, o respeito deve ser a regra. Todos devem ser abertos às diferentes opiniões, respeitando a forma de pensar de cada um.

 

Conclusão

A colaboração em times ágeis se faz indispensável para que seja possível alcançar um objetivo em comum. E isso só acontecerá através de uma comunicação eficiente e respeitosa entre todos os envolvidos.


Oferecimento

Mantenedores

Agências Mantenedoras

Entidades Apoiadoras