5 ferramentas utilizadas em agências de publicidade

Com a difusão do uso da internet e com as marcas cada vez mais utilizando-a como canal de comunicação, diversas ferramentas foram surgindo para resolver os problemas e otimizar a conversa entre as companhias e seus clientes e prospects.

As ferramentas podem ser encaixadas em diversos segmentos, como personalização de conteúdo, digital analytics, teste A/B e multivariável, mapa de calor, DMPs, DSPs, entre outras que auxiliam desde encontrar problemas na usabilidade do site, até comprar espaços de mídia em sites diversos. Nos próximos parágrafos exploraremos um pouco algumas ferramentas existentes, focando em ferramentas para otimização da presença digital, conversa com o usuário e gestão de projetos, lembrando que existem diversas ferramentas e o segredo é escolher as que melhor encaixam com seu momento e necessidade.

 

Google Analytics

O Google Analytics e uma das ferramentas de digital analytics mais conhecidas no mundo, com 59,98% de marketing share. Segundo a Datanyze, existem mais de 13MM de sites utilizando o Google Analytics como plataforma para coleta de dados.

O Google Analytics, ou GA como e mais conhecido, e uma das ferramentas existentes para auxiliar os analistas a construírem relatórios e análise de negócios digitais, com sua ampla coleta de dados ele disponibiliza informações anônimas sobre quais ações foram efetuadas em um determinado tempo, sobre o idioma do navegador do usuário, tipo de navegador utilizado no acesso, dispositivo, sistema operacional, como as sessões entraram na plataforma analisada, páginas mais vistas e conversões realizadas.

 

VWO

E uma ferramenta de CRO (Conversion Optimization Platform) que atua em diversas frentes para aprimorar a usabilidade da presença digital. A ferramenta disponibiliza a criação de testes A/B e multivariável, acompanhar conversões e funis, visualizar mapa de cliques e calor, gravar as sessões do usuário e apresentar pesquisas dentro do site e no momento que o usuário está saindo do site. Juntamente com a assinatura da plataforma, o serviço de pesquisa, design, implementação e análise pode ser contratada diretamente com a ferramenta.

 

SEMRUSH

O SEMRUSH é uma ferramenta que entrega informações relevantes sobre buscas orgânicas do usuário e posição nas páginas de busca do Google, é possível utilizar o SEMRUSH para monitorar seu site e o site do seu concorrente. Alguns dados fornecidos pela ferramenta são:

  1. Palavras-chaves de maior aderência com o seu serviço;
  2. Como suas palavras-chaves estão posicionadas nas pesquisas orgânicas;
  3. Que tipo de publicidade seu concorrente está fazendo;
  4. Os principais links do seu site e de outros sites do seu ramo de atividade;
  5. Análise de lacunas.

O SEMRUSH é uma das principais ferramentas para acompanhamento e otimização de tráfego orgânico do site, auxiliando na atração de tráfego qualificado para a propriedade digital.

 

Trello

O Trello é uma ferramenta de gerenciamento de projeto baseada na estrutura de Kanban (utilização de cartões para indicar o andamento dos fluxos de produção). Com esta ferramenta é possível dividir o projeto em momentos (seja em etapas, status da tarefa ou outras quebras que façam sentido) e criar cards com as tarefas que irão se movimentar por eles. É possível priorizar projetos e entregas, criar times, adicionar anexos, entre outras funcionalidades.

 

Pipedrive

O Pipedrive é uma ferramenta de CRM e gestão de leads que auxilia times de venda e retenção a ter acesso rápido ao estágio do lead e cliente com todos seus contatos e comentários realizados no processo de compra e manutenção do cliente. Com o Pipedrive é possível fazer gestão de funil de vendas, integração com o email, atividades a serem realizadas por prospect/cliente com lembretes e relatório de vendas. Para gestores de equipes de vendas é um software que dá uma visão macro de vendas da equipe e também permite, ao gestor, acompanhar o status e as tarefas realizadas por cada membro da equipe.

A utilização destas ferramentas individualmente já traz grandes benefícios nas frentes mencionadas, mas quando montamos um ecossistema de ferramentas, ou seja, utilizamos os dados de diversas ferramentas com frentes diferentes o potencial benéfico é aumentado exponencialmente, pois a tomada de decisão será feita sobre um conjunto maior e mais diverso de dados. Assim, pergunto você já pensou no seu ecossistema de ferramentas e como usar seus dados de forma mais unificada?


Ramon Oliveira

Ramon Oliveira

Fomento o compartilhamento do conhecimento, da experiência como entrega prática e da conexão como a transformação real. Fundador do Instituto Mestre GP, também atua como professor.

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