Quando você pensa em Gerente de Projetos, que habilidades vêm à mente?

Muitas pessoas podem ser tentadas a listar atributos como boas habilidades de organização, gerenciamento de tempo efetivo ou uma série de habilidades técnicas de gerenciamento de projetos, mas esses são os atributos que os empregadores estarão procurando em um futuro próximo? Nem todos os profissionais GP’s são da mesma forma, e nem todas as habilidades de gerenciamento de projetos serão avaliadas da mesma maneira.

Como Gerente de Projetos, você tem o que os empregadores estão procurando?

Um whitepaper (documento que aprofunda determinado problema, trazendo suas causas, conceitos e, principalmente, sua solução) do PMI e do Anderson Economic Group sobre “Criando talentos de projetos de alto desempenho” mostra que nos últimos anos 83% dos empregadores tiveram pequenas dificuldades para encontrar Gerentes de Projetos qualificados que levaram ao seguinte:

  • Um declínio na qualidade – (31%)
  • Incapacidade de inovar efetivamente – (29%)
  • O cancelamento ou atraso de iniciativas estratégicas – (27%)

Então, quais habilidades os empregadores estão avaliando?

1- Habilidades técnicas de gerenciamento de projetos

Entre as três principais habilidades desejadas, o conhecimento técnico é um componente-chave que os empregadores exigem, mas afirmam que é difícil de encontrar. Como essas habilidades técnicas são principalmente baseadas em processos, elas são mais fáceis de ensinar do que outros atributos que alguns gerentes de projetos possuem.

2- Habilidade de Liderança

Embora as habilidades técnicas sejam essenciais, e sem elas é difícil gerenciar os projetos com eficácia, existem algumas habilidades sutis, como habilidades excepcionais de liderança, que serão classificadas como prioridade aos empregadores. De fato, de acordo com o PMI, 66% das organizações classificam as habilidades de liderança como o traço mais valioso para o gerenciamento de projetos. O que dificulta a descoberta é o fato de nem todos os Gerentes de Projetos possuem destaque com esta atuação. Se você é um GP com essa habilidade, certamente, sairá na frente.

3- Mentalidade de gestão estratégica e empresarial

Se você tem habilidades de liderança excepcionais e tem uma compreensão sólida de como o gerenciamento de projetos pode permitir a estratégia de negócios, você pode estar entre uma pequena porcentagem dos gerentes de projetos que muitos empregadores buscarão. Os empregadores classificam isso como uma das três principais para o futuro desta profissão.

4- Especialização em gestão de mudanças e desenvolvimento organizacional

A mudança é uma constante nos negócios e, certamente, no gerenciamento de projetos. Quando perguntado sobre o que seus clientes estão procurando em um gerente de projeto, Tony Kirschner, da Davies Park Executive Search, afirmou: “Recentemente, meus clientes têm procurado incorporar os tipos de habilidades mais flexíveis, de gerenciamento de mudanças e OD (desenvolvimento organizacional). Eles estão solicitando Gerente de Projetos que faz mais do que apenas gerenciar demandas, e podem fornecer uma abordagem mais integrada ao gerenciamento de grandes projetos e à mudança organizacional associada. ”

5- Habilidades de comunicação de alto nível

Para garantir projetos bem-sucedidos, é importante que os gerentes de projetos pratiquem e incentivem linhas claras de comunicação contínua e transparente com os principais interessados em vários níveis nos grupos afetados. Potencialmente, isso cria um ambiente de confiança e inclusão, que abre caminho para resultados de projetos bem-sucedidos. Sem as habilidades efetivas de comunicação escrita e verbal, os gerentes de projetos não têm um componente crítico que pode facilmente atrapalhar um projeto, arriscando a adesão dos membros da equipe e das partes interessadas.

6- Capacidade de gerenciar equipe e capacidade de resolução de conflitos

A capacidade de um Gerente de Projeto de construir uma equipe coesa focada em atingir os objetivos do projeto é uma habilidade vital. Isso nem sempre é uma tarefa fácil, e as equipes muitas vezes se tornam conflitantes, resultando o comprometimento de um projeto. Isso requer um líder com habilidades de resolução de conflitos, foco e paciência para redirecionar os membros de volta para uma equipe de alto desempenho.

7- Qualidades adaptáveis e impermeáveis

Qualquer um que já tenha gerenciado um projeto sabe que há sempre problemas que causam estresse, ambiguidade e conflito. Os empregadores querem GP’s que possam confiar facilmente, se adaptem à mudança e sejam imperturbáveis durante a incerteza e a crise. Esses traços são particularmente valiosos em momentos em que é necessário manter os outros calmos, porque a maioria das pessoas lutarão quando a incerteza ou a crise ocorrerem.

8- Habilidades de facilitação excepcionais

Criar um ambiente onde as equipes de projetos e as partes interessadas possam colaborar de forma eficaz, nem sempre é livre de estresse. Encontrar um GP com habilidades sólidas de facilitação pode ser um desafio. Os empregadores querem saber que contrataram um facilitador que pode ficar focado nos resultados do projeto e não se envolver em política, agendas conflitantes e questões paralelas que surgem durante as sessões da equipe. Ter um ótimo facilitador pode fazer a diferença entre permanecer dentro do escopo do projeto ou perder completamente marcos e prazos.

A execução efetiva de projetos tornou-se mais ampla e abrange diversas habilidades, e isso continuará no futuro. Portanto, os Gerentes de Projetos que possuem essas habilidades, em combinação com o treinamento e a experiência em gerenciamento de projetos, serão altamente procurados.

Como Líder de Projetos, pergunte a si mesmo se você tem as habilidades e os atributos certos que os empregadores estarão procurando?


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Este artigo foi produzido com base no original, 8 project management skills in high demand, no site CIO from IDG. 

Sobre o Autor

Jornalista do Instituto Mestre GP, formada pela Universidade São Judas Tadeu. Trabalha com comunicação há nove anos e atua com marketing digital e marketing de conteúdo.

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