7 perguntas que o gerente de projetos deve fazer na entrevista de emprego

Como se diferenciar da concorrência e descobrir a visão da empresa para o cargo de GP

Por Elvira Veksler*, Ladders

O gerente de projetos tem um papel único, com muitas nuances que a maioria das pessoas nem conhece. Na realidade, é um campo amplo com muitos tipos diferentes de papéis.

Uma coisa permanece constante, no entanto: o gerente de projeto é fundamental para o sucesso ou fracasso de um projeto.

Então, quais são as responsabilidades de um gerente de projetos? Aqui estão apenas algumas:

  • Liderar a construção da visão do que é o projeto e seu escopo, elaborar um plano de trabalho para alcançá-lo e garantir que o projeto permaneça dentro do orçamento;
  • Gerenciar equipes que trabalharão no projeto, ou seja, garantir que os níveis de produtividade permaneçam altos, motivando os membros da equipe e removendo obstáculos para o sucesso do projeto;
  • Gerenciamento de relacionamentos e comunicação com as partes interessadas.

Como a entrevista de um gerente de projeto é diferente das outras?

O gerenciamento de projetos é único, pois os projetos são de natureza temporária. As tarefas de gerenciamento de projetos tendem a ser menos repetitivas e requerem um tipo diferente de conjunto de habilidades, que consiste em habilidades técnicas e estratégias de gerenciamento.

As estatísticas mostram que o uso do gerenciamento formal de projetos aumenta as chances de sucesso de um projeto. De fato, um em cada seis projetos viu um orçamento ultrapassar 200%, de acordo com a Harvard Business Review. Ainda mais alarmante, 55% dos gerentes de projeto citaram o excesso de orçamento como uma razão para a falha do projeto, revelou o IT-Cortex.

As organizações que concluíram 80% ou mais de seus projetos no prazo e dentro do orçamento gastam significativamente menos dinheiro devido ao fraco desempenho do projeto e às iniciativas de gerenciamento de projetos, que economizam 28 vezes mais dinheiro por causa de resultados mais confiáveis.

banner_rodape_1663x293_FormacaoGP

Acreditamos que essas estatísticas colocam você, candidato a gerenciamento de projetos, em um bom lugar, especialmente porque a força de trabalho orientada a projetos em sete setores orientados a projetos deve crescer 33%, ou quase 22 milhões de novos empregos, de acordo com este relatório do Project Management Institute.

Além disso, uma posição de gerente de projeto é notoriamente difícil de preencher, pois requer uma ampla gama de habilidades não relacionadas, oferecendo uma vantagem única.

Quais habilidades são as mais importantes em um gerente de projetos?

Os especialistas em gerenciamento de projetos afirmam que “habilidades sociais”, como organização, comunicação, criatividade, liderança, empreendedorismo e um senso natural de motivação, são extremamente importantes para um gerente de projetos. Habilidades técnicas como software ágil, modelagem financeira e gerenciamento de scrum são igualmente importantes.

Certifique-se de falar com os dois em sua entrevista.

Então, quais são as melhores perguntas para fazer na minha entrevista com o gerente de projetos?

Embora não exista uma fórmula melhor (você não quer parecer muito robótico), existem algumas maneiras infalíveis de se diferenciar da concorrência.

Sugerimos uma combinação de habilidades gerais de entrevistas de alto nível, juntamente com uma compreensão do que o entrevistador de emprego pode estar procurando nesta posição específica:

  1. Como sua empresa aborda o gerenciamento de projetos? Você usa um processo ou ferramenta específica?
  2. Faça perguntas importantes como “que tipo de apoio das partes interessadas você tem nesse projeto?” Essa pergunta mostrará que você não apenas possui “habilidades sociais” como comunicação e organização, mas também pode ajudar a resolver o “quadro geral”.
  3. Como esse projeto se vincula à maior visão da empresa? Que tipo de mudanças você espera que traga? Veja a pergunta acima.
  4. Exponha os pontos problemáticos do entrevistador, pesquisando minuciosamente (encontre as lacunas!) E fazendo perguntas como “Quais são os maiores desafios da sua empresa?” Isso mostrará que você não apenas se importa, mas também oferece a oportunidade de mostrar suas ideias.
  5. Faça a pergunta “Por quê?”. Por que você está procurando me contratar como gerente de projeto? O que você espera que eu possa fazer por você? Essa é uma ótima pergunta, pois mostra que você não apenas “precisa de um emprego”, mas realmente quer investir em si mesmo e saber que pode fazer a diferença.
  6. Quais métricas você usa para medir e acompanhar o sucesso? Perguntas estratégicas como essa revelarão sua capacidade de pensar em um nível estratégico mais alto, em vez de apenas mostrar o quão bom você é no gerenciamento de tarefas.
  7. Como você vê a produtividade? Existe um objetivo final a ser atingido, uma abordagem ou muitas? Os gerentes de projeto são importantes contribuidores para a produtividade, com a escassez de talentos em gerenciamento de projetos potencialmente criando riscos de quase US $ 208 bilhões em PIB durante o período de 10 anos nos 11 países examinados pelo relatório do PMI.

*Elvira Veksler é Web Content Writer no Ladders. 

** O texto foi traduzido e adaptado de acordo com o público do Mestre GP.


Oferecimento

Mantenedores

Agências Mantenedoras

Entidades Apoiadoras