O cargo de gerente de projetos tem conquistado cada vez mais visibilidade nas empresas. Esse profissional, que tem a missão de planejar, executar e supervisionar um projeto para que o mesmo tenha sucesso e gere bons resultados, é a peça-chave que liga a estratégia da organização à equipe que vai atuar no desenvolvimento do trabalho.

 

Principais funções do Gerente de Projetos

Uma das principais atribuições dos profissionais dessa área é aumentar as chances de sucesso de um projeto, pensando de maneira estratégica para seguir o cronograma de entrega do trabalho sem ultrapassar o orçamento permitido pela empresa.

Outra função dos indivíduos que possuem esse cargo dentro de uma organização é promover a motivação do time com o qual ele trabalha e ainda incentivar a comunicação e interação entre as diferentes equipes envolvidas na ação.

O gerente de projetos precisa acompanhar a evolução das tarefas do seu time de maneira individualizada e coletiva, ou seja, precisa enxergar cada indivíduo como único e, ao mesmo tempo, observar o conjunto. Dessa forma, ele conseguirá prever riscos e ficará mais atento às reais necessidades do projeto.

É fato que ser um bom gerente de projetos não é uma tarefa fácil e para exercer essa função com eficiência, o profissional precisa ter algumas habilidades específicas. Vamos ver a seguir quais são algumas delas.

 

Habilidades que fazem a diferença

O gerente de projetos se diferencia de um gestor de qualquer outra área, justamente pelo fato de que ele não está alocado em um setor específico, ao contrário, esse profissional precisa comandar times de vários departamentos. Nesse quesito, as habilidades de Liderança e Comunicação são imprescindíveis para esse profissional.

 

Liderança

A capacidade de liderança é importante porque é através dela que o gerente conquista o respeito e a confiança da sua equipe, conseguindo motivar o time para que todos executem as tarefas da melhor maneira possível. Ter o apoio de todos os envolvidos é um dos requisitos para finalizar qualquer trabalho com eficiência.

Comunicação

Estabelecer uma boa comunicação com as pessoas envolvidas no processo é necessário para que o gestor consiga mostrar quais são os objetivos e as ações que devem ser priorizadas. Além de expor suas ideias, a habilidade de comunicação também permite que o gerente absorva as informações que seu time lhe passa e utilize esses dados para otimizar algumas estratégias.

 

Disciplina e Organização

Um gerente com disciplina e organização mantém o foco nos objetivos do projeto e é capaz de administrar os prazos, o orçamento e manter a qualidade na execução das tarefas. Se o gestor não tiver ambas as habilidades, será extremamente difícil transformar o projeto em realidade, visto que, esse profissional precisa cuidar de muitos detalhes e acompanhar múltiplas ações simultâneas.

 

Pensamento Analítico

Analisar os dados e as situações para poder fornecer uma estratégia mais segura, efetiva e obter sucesso no resultado final, essa é uma das funções de um gerente de projetos, por isso, para os profissionais da área, a habilidade analítica se mostra indispensável.

Com o pensamento analítico o gestor reduz os riscos e desenvolve planos de desenvolvimento de projetos de forma mais assertiva, visto que, baseou sua decisão na análise dos dados e das evidências apresentadas.

 

Gestão de Crise

Lidar com problemas inesperados e solucioná-los com rapidez e competência é um desafio que estará presente na rotina de qualquer gerente de projeto. Para superar isso, o gestor precisa estar apto a gerir crises de qualquer tipo, sejam elas causadas pelo cliente, pela aplicação de determinada tecnologia ou método de execução escolhido ou até mesmo pelos membros da equipe que trabalha no projeto.

O profissional encarregado da gestão do projeto deve manter o equilíbrio e ser flexível e realizar mudanças na estratégia de desenvolvimento do trabalho. Mas é claro que antes de pensar em como enfrentar uma crise, o melhor a fazer é refletir sobre maneiras de evitá-la. Para isso, logo no início do projeto, o gerente deve mapear cenários de riscos e obstáculos que possam surgir.

E para você, quais são as habilidades mais importantes para um bom gerente de projeto? Compartilha sua opinião com a gente aqui nos comentários ?

Sobre o Autor

é jornalista formada pela Universidade Anhembi Morumbi. Atua como Analista de Comunicação e Conteúdo e possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, jornalismo e gestão de mídias sociais. Gosta de escrever sobre diversos assuntos, mas, atualmente, seu foco é o setor digital, inovações e negócios.

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