Transformações na governança por meio de projetos

Se você está aqui no portal do IMGP, certamente você já deve ter ouvido muitas definições sobre o que é um projeto. 

As definições antigas, as novas e as que ainda virão não terminam nunca. 

De todas elas, uma das que mais gostamos de reforçar é:

Os projetos são o veículo através do qual as mudanças podem ocorrer. É vital que o gerenciamento de projetos seja eficaz e eficiente, para que seja criada uma base que permita mudanças. O gerenciamento de projetos deve ser abordado intencionalmente, com processos, procedimentos, ferramentas e técnicas implementadas que contribuam para a máxima mudança possível para os beneficiários.”

Este é um trecho do Guia Project DPro (p.18). Poucos conhecem este Guia, mas ele é a base principal para gerir projetos do chamado terceiro setor – berço de muitas atividades de ESG.

Sustentabilidade e ESG

O terceiro setor é a terminologia usada para o setor da economia que une iniciativas privadas com origem na sociedade civil e que têm utilidade pública. Mas nos últimos anos, a separação entre terceiro setor e segundo setor (o setor privado tradicional) tem ficado cada vez mais tênue. 

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É incontestável que as  empresas, nos seus projetos, têm se atentado muito mais às suas ações, quando se trata de temas como inclusão, economia de recursos ambientais, lixo e combate às práticas de corrupção, por exemplo. 

Aquilo que no passado era muito chamado de sustentabilidade, hoje tem sido tratado como “Práticas de ESG”. 

Mudanças no mundo por meio das empresas

Governança Social, Ambiental e Corporativa é o novo hype nas empresas. 

Algumas práticas que se têm notado:

  • Campanhas têm sido estabelecidas com cláusulas que obrigam a presença de diversidade nas peças; 
  • Eventos já não aturam mais o desperdício de copinhos, utensílios e brindes de plástico;
  • Mobilização para causas sociais têm sido cada vez mais presentes no dia a dia das agências. 

Está claro que as agências têm tido a vontade, a necessidade e às vezes, a obrigação de se adequar às necessidades e exigências dos clientes. 

Para além das campanhas, institucionalmente, o que se tem feito para adequar às exigências corporativas relacionadas ao tema da governança social, ambiental e corporativa nas próprias agências? 

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Se você é a pessoa na sua agência responsável por 

  • projetos institucionais
  • desenvolvimento institucional
  • avaliação de tendências
  • boas práticas de recursos humanos
  • relacionamento com investidores

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