Metodologias Ágeis que valem a pena para equipes de desenvolvedores

O mundo está cada vez mais digital e isso não tem mais volta. As pessoas estão cada dia mais conectadas, com suas rotinas mais dinâmicas facilitadas pela tecnologia. Esse aumento frenético da digitalização dos processos exige rapidez nos processos, sem que haja queda na qualidade. 

Frente a esse processo de digitalização, que não começou agora, tornou-se necessário reformular a forma de trabalho dos desenvolvedores, para que os processos passassem a se desenrolar de maneira mais rápida e eficiente.

E foi assim que em 2001 surgiu o Manifesto Ágil de Desenvolvimento de Software, uma referência na área que discorre sobre bons princípios e práticas para tornar os processos mais ágeis, qualificados e alinhados às necessidades dos clientes.

Metodologias ágeis

As metodologias ágeis possuem valores e princípios muito bem definidos e são marcadas por etapas de trabalho com divisões claras, com alinhamentos e feedbacks constantes com os clientes e uma forte interação dinâmica, o que permite resultados muito próximos dos anseios e necessidades do cliente. 

Ao trabalhar dessa forma, a produtividade das equipes é maior e mais qualificada, através de ferramentas e métodos das metodologias ágeis que impulsionam essas duas variáveis: produtividade e qualidade.

O papel do gestor no trabalho com metodologias ágeis

No contexto das metodologias ágeis, o papel do gestor é redefinido. Ele passa a ter novas atribuições, e precisa de uma nova postura frente aos acontecimentos diários. 

É muito importante que esse profissional seja dinâmico e esteja preparado para lidar com mudanças, pois elas acontecem o tempo todo quando se trabalha utilizando esse tipo de metodologia.

Pela necessidade de acelerar os processos, todo o time passa a ter múltiplas competências e mais autonomia, inclusive para tratar diretamente com os envolvidos na produção, como clientes, usuários e alguns patrocinadores. Além disso, os profissionais devem estar preparados para lidar com as questões que surgirem, e colaborar de forma eficiente nas respostas às mudanças que emergirem. 

O Product Owner é um parceiro do gerente, que complementa seu trabalho. Ele é o responsável pelo produto e pelos resultados que serão gerados aos usuários finais e ao negócio. 

Apesar da autonomia e competência elevada que a equipe deve ter, inclusive para resolver problemas que surgirem, o papel do gerente continua sendo muito importante. Em empresas de grande porte, que convivem com muitos projetos, pode haver resistência por parte de alguns clientes em aderir a essas mudanças, e é o gestor que irá advogar em favor dos métodos ágeis. 

Além disso, esse profissional deve criar iniciativas para aprimorar os processos, e ir em busca daqueles que sejam mais estratégicos para sua realidade. 

As metodologias ágeis são eficazes e não são utilizadas apenas em programação, o mundo dos negócios também utiliza muitas delas adaptadas às realidades de cada um. Se você estiver interessado em aprender mais sobre metodologia ágil, quais são seus princípios, valores e quais são as principais metodologias, esse artigo pode te ajudar bastante.


Oferecimento

Mantenedores

Agências Mantenedoras

Entidades Apoiadoras