Como a flexibilidade no modelo de trabalho auxilia empresas e pessoas a superarem os desafios da pandemia

O cenário do trabalho vem passando por transformações significativas nos últimos anos, especialmente após a pandemia de COVID-19. Foi literalmente uma revolução em muitos costumes e práticas profissionais, e praticamente nenhuma empresa ficou imune às mudanças. 

No Stage Management, Flavia Breda – Head de Marketing de Produtos da WeWork na América Latina, comenta a pesquisa Além da revolução do híbrido, trabalho flexível na América Latina, realizada pela WeWork em parceria com a Page Resourcing, aponta bons insights sobre o cenário.

Os motivadores mudaram

Se antes o salário era o principal motivador, hoje ele divide o posto com a flexibilidade, o equilíbrio entre vida pessoal e profissional e benefícios oferecidos. O work-life balance com tanta prioridade promove a reflexão sobre a mudança na relação que as pessoas têm com seus trabalhos. Com essa mudança, o mercado também se transforma para se adaptar à sua força de trabalho.

Os desafios com o híbrido e o remoto

Alguns dos principais desafios que empresas têm enfrentado ao adotar modelos de trabalho híbridos ou remotos passam pela questão de lidar com a descentralização das equipes. Conectar colaboradores espalhados por diferentes localidades com eficiência é desafiador, mas essencial para a integração e comunicação entre as equipes. 

Além disso, o encontro geracional e a valorização da diversidade é um tema latente para as novas gerações, que exigem firmeza das empresas na valorização de valores e pessoas diversas. Essa qualidade promove ambientes ainda mais colaborativos e com mais aprendizados, pois pessoas diferentes possuem histórias e mindset diferentes, contribuindo ainda mais para uma resolução de problemas efetiva.

banner_rodape_1663x293_cursoagil

Da mesma forma, a formação de comunidades exige atenção aos seus membros e responsáveis, pois dentro de cada indivíduo encontramos necessidades distintas. Um desafio é encontrar formas de atender às demandas variadas das pessoas envolvidas.

Benefícios do trabalho remoto para a saúde mental e produtividade

Tida com um dos principais motivadores, a flexibilidade é altamente valorizada por diferentes gerações. Cerca de 97% dos respondentes da Geração Z afirmam ter melhorias notáveis em seu humor devido ao ambiente de trabalho flexível. Entre os Millennials, 67% também associa a saúde mental a essa questão, enquanto que o percentual aumenta para 98% na Geração X. 

Nomadismo digital e vistos para trabalhadores remotos

Em alta como nunca antes, o nomadismo digital também foi abordado na pesquisa. Países têm adotado iniciativas para facilitar a entrada e saída de trabalhadores remotos, como a liberação de vistos para nômades digitais.

Países que contam com visto para nômades digitais:

IMG_Gabriel_Art01Países que contam com visto para nômades digitais (Fonte: “Além da revolução do híbrido, trabalho flexível na América Latina”, WeWork, 2022)

💡 A WeWork enxerga essa tendência como uma oportunidade e criou o WorkPass, permitindo que seus profissionais acessem qualquer unidade WeWork ao redor do mundo.

Semana de 4 dias e sua viabilidade

Um dos temas mais esperados é em relação à semana de trabalho de 4 dias. O assunto polêmico ganhou destaque em painéis do último SXSW, e não há uma resposta única para essa questão, já que não é tão simples se chegar a uma forma de se trabalhar padrão que funcione para todas as empresas. Cada contexto é único, e isso deve ser considerado. No entanto, grandes corporações estão começando a testar essa abordagem e observar seus impactos. Muitas vezes, são as “grandes” que ditam tendências, então é um tema para ficar de olho.

Banner_GuiadoGestor_1663x293

Considerações finais

O trabalho remoto e o modelo híbrido vieram para ficar, e as empresas precisam se adaptar a essa nova realidade. Encarar os desafios com harmonia e aproveitar as oportunidades dessa transformação é essencial para manter-se competitiva e atrair talentos em um mercado em constante evolução. Investir em comunicação, integração e flexibilidade são passos fundamentais para garantir o sucesso nessa jornada.

Algumas dicas práticas para empresas e profissionais para o cenário de hibridismo e flexibilidade

  • Almeje comunicações claras e eficientes. Com o “presencial” cada vez menos obrigatório e a adoção de práticas híbridas e remotas, investir em ferramentas de comunicação e colaboração para facilitar o contato e a troca entre colaboradores garante que todas as pessoas estejam alinhadas em termos de expectativas.

  • Crie espaços de integração e troca. Encontros virtuais ou presenciais podem ser promovidos para que as pessoas possam compartilhar experiências, ideias e soluções, fomentando a inovação e o trabalho em equipe. Pessoas oxigenadas geram resultados de forma espontânea.

  • Estabeleça metas e objetivos claros. Garanta que regras, metas e objetivos (factíveis!) estejam bem definidos, facilitando assim a produtividade no ambiente de trabalho remoto ou híbrido.

  • Incentive a flexibilidade e o equilíbrio. Permita e incentive que os colaboradores tenham horários flexíveis e autonomia para gerenciar suas rotinas, favorecendo o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Assim, cuidamos de quem cuida do negócio.

Oferecimento

Mantenedores

Agências Mantenedoras

Entidades Apoiadoras