Os benefícios da Gestão Ágil na sua empresa

Prepare-se para os desafios dessa mudança.

Por Mariana Kuper e Flaviz Guerra*

 

As metodologias ágeis e as suas ferramentas já fazem parte do vocabulário de muitas empresas pelo Brasil. Apesar desse conhecimento etimológico, ainda há bastante confusão sobre seus conceitos, definições e benefícios. Tudo isso gera uma dificuldade maior de migração dos modelos tradicionais para um modelo de Gestão Ágil. Não existe aqui a pretensão de explicar detalhadamente a metodologia, mas sim mostrar alguns pontos importantes que ajudaram a implementação do Ágil na prática.

Voltando um pouco nos conceitos básicos, bem rapidamente. As metodologias ágeis são um conjunto de práticas e princípios que visam melhorar a qualidade, a eficiência e a flexibilidade dos projetos. Elas são baseadas na ideia de que os projetos devem ser divididos em pequenas etapas, chamadas de sprints, e que cada sprint deve ter um objetivo e um prazo definidos. Dentro deste pensamento, temos uma grande diminuição dos riscos gerais envolvidos na entrega.

Banner_incompany_1663x293

Os métodos ágeis se contrapõem aos métodos tradicionais de gerenciamento de projetos, que geralmente são baseados em um planejamento detalhado e em um cronograma rígido. Os métodos ágeis são mais flexíveis e adaptáveis, o que os torna mais adequados para projetos que estão sujeitos a mudanças frequentes.

As metodologias ágeis podem beneficiar sua empresa de várias maneiras, incluindo:

  • Melhor qualidade: incentivo à comunicação e a colaboração entre os membros da equipe, o que pode levar a um produto ou serviço de melhor qualidade. Isso ocorre porque os membros da equipe são capazes de compartilhar ideias e feedback em um estágio inicial do projeto, o que pode ajudar a identificar e corrigir erros antes que eles se tornem um problema.

  • Maior eficiência: podem reduzir o desperdício de tempo e recursos, pois os projetos são divididos em pequenas etapas que são entregues de forma incremental. Isso ajuda a garantir que a equipe esteja sempre trabalhando em tarefas que são importantes para o projeto e que não haja tempo desperdiçado em atividades desnecessárias.

  • Maior flexibilidade: podem ajudar sua empresa a se adaptar às mudanças rapidamente, pois elas não exigem um planejamento detalhado e um cronograma rígido. Isso é importante em um mundo em constante alteração, onde os requisitos dos clientes e o ambiente competitivo estão sempre evoluindo.

  • Maior alinhamento: incentivam os tomadores de decisão do lado cliente a estarem envolvidos no projeto em cada pequena etapa com uma forma cadenciada e rotineira de se identificar problemas e propor soluções para o andamento da entrega. 

Metodologias ágeis podem ser uma ótima maneira de melhorar a qualidade, a eficiência e a flexibilidade dos seus projetos. No entanto, é importante lembrar que os métodos ágeis exigem uma mudança de mentalidade e uma mudança na cultura da empresa e do seu cliente. 

Aqui estão algumas dicas para implementar métodos ágeis em sua empresa:

  • Comece com um projeto pequeno e simples: a mudança de mentalidade pode ser complexa, por isso, é importante começar com um projeto menor. Isso o ajudará a entender os princípios básicos da metodologia e a desenvolver a confiança necessária para implementá-los em projetos maiores.

    Banner_bootcamp_1663x293
  • Envolva todos os membros da equipe: toda a metodologia ágil é baseada na comunicação e na colaboração, portanto, é importante envolver todos os membros da equipe no processo. Isso ajudará a garantir que todos estejam na mesma página e que estejam trabalhando juntos para alcançar os mesmos objetivos.

  • Estabeleça objetivos e prazos claros para cada sprint: os métodos ágeis são baseados em ciclos curtos, chamados de sprints. Cada sprint deve ter um objetivo e um prazo definidos. Isso ajudará a manter a equipe no caminho certo e a garantir que o projeto seja concluído no prazo.

  • Faça revisões e ajustes regularmente: os métodos ágeis são flexíveis e adaptáveis, portanto, é importante fazer revisões e ajustes regularmente. Isso ajudará a garantir que o projeto esteja no caminho certo e que esteja atendendo às necessidades do cliente.

  • Esteja preparado para mudanças: tudo é baseado na mudança e no gerenciamento da mudança, portanto, é importante estar preparado para elas. Isso pode incluir mudanças nos requisitos do cliente, mudanças na equipe ou mudanças no ambiente.

  • Metodologia Ágil não é escopo infinito: é fundamental trazer o cliente para perto e ser co-responsável por cada tomada de decisão. Buscar a melhoria constante da entrega não significa que o projeto não tenha etapas e custos definidos. 

Mesmo sem ter a pretensão de explicar a metodologia ou fazer um guia definitivo, essas dicas podem te ajudar na condução do processo de adotar uma gestão de projetos ágil. Mas você tem que estar preparado para os desafios que encontrará pela frente.


*Mariana Kuper é Producer Sênior e Flaviz Guerra é Diretor Executivo de Produção & Operações da R/GA Brasil


Oferecimento

Mantenedores

Agências Mantenedoras

Entidades Apoiadoras