A formação transdisciplinar e seu diferencial para a carreira

Creio que todos nós, em algum momento, já refletimos sobre nossa formação, seja graduação, bacharelado, tecnólogo, curso técnico ou profissionalizante, nos perguntando como tudo teria sido diferente se tivesse sido outro o caminho.

Escolher uma área de atuação nem sempre diz sobre com o que queremos atuar profissionalmente, mas também sobre o que valorizamos de fato, gostamos, ou ainda com o que temos mais conexão. É com o que estamos dispostos a aprender, absorver e que pode auxiliar nossas jornadas.

A formação padrão prioriza a multidisciplinaridade, formando inúmeros especialistas de suas próprias áreas. Uma equipe multidisciplinar é essencial em ambientes como hospitais, restaurantes, e até mesmo agências de publicidade com suas áreas especializadas em cada etapa da sustentação de uma campanha.

Banner_pesquisa_1663x293

Outro tipo de abordagem é a interdisciplinaridade, com carreiras que dialogam com e trafegam entre diferentes áreas de determinada profissão, tratando-se de não somente entender como funciona o todo, mas sim de compreendê-lo. São essenciais para a integração. Nós, gestores de projetos, somos interdisciplinares, funcionando como esse elo entre diferentes especialistas.

Há, ainda, o caminho ao qual eu gostaria de abordar nessa reflexão: a transdisciplinaridade, que atenta para um diálogo constante entre cada uma das áreas cooperando entre si e se mesclando, evoluindo de fato e sem fronteiras – o que parece até um sonho para quem trabalha numa empresa burocrática ou bagunçada.

A paisagem da transdisciplinaridade é bela, porém exige adquirir conhecimentos e habilidades fora dos tradicionais caminhos multi e inter. Exige entender todo o processo ao invés de focar somente em sua própria caixinha e se preocupar somente com a sua entrega. O aprimoramento de habilidades comportamentais e de autoconhecimento expandem a visão padronizada, refletindo acerca de sua própria formação e papel social enquanto profissional, ajudando pessoas a resolver problemas complexos – em publicidade, projetos, tecnologias e com pessoas.

Banner_GuiadePraticas_1663x293

Essa visão holística quebra um pouco o paradigma tradicional que sempre fomos ensinados a seguir, porém nos direciona para uma visão única e especial.

Especialistas são essenciais para nossa sociedade, porém ampliando horizontes de atuação transdisciplinar conseguimos ir além.

Para saber mais: 

🔗O Ponto de Mutação: A Ciência, A Sociedade E A Cultura Emergente (livro)

🔗Não tem tempo? Leia um resumo

🔗O Ponto de Mutação (1990, filme)


Oferecimento

Mantenedores

Agências Mantenedoras

Entidades Apoiadoras