Liderança Exponencial: Como Extrair o Máximo do seu Time com uma Abordagem Humana

No dia 27 de abril de 2023, em São Paulo, ocorreu o Stage Management, evento voltado para conexão e aprendizado com o objetivo de expandir conhecimento e disseminar boas práticas em gestão de projetos na área de publicidade, comunicação e tecnologia.

Aqui no portal do Instituto Mestre GP, desenvolvemos a série Direto do Stage, na qual compartilhamos os destaques e momentos mais marcantes para que você possa se inspirar e enriquecer seu repertório!

Em um mundo em constante mudança e marcado por complexidade e incertezas, a liderança exponencial surge como uma abordagem essencial para as organizações que desejam obter o máximo de seus times. A palestra de Thiago Carneiro, Diretor de Operações e Tecnologia na ID\TBWA, apresenta insights valiosos sobre como ser um líder exponencial e, ao mesmo tempo, manter uma perspectiva humana e empática. Neste artigo, vamos explorar as principais reflexões do palestrante, bem como dicas práticas para o dia a dia.

A liderança exponencial

Por definição, entende-se que liderança exponencial é um estilo de liderança que foca no empoderamento de pessoas e equipes para impulsionar inovação e crescimento em cenários que tem se transformado dinamicamente em meio ao incerto e ao complexo. Envolve uma cultura de experimentação, colaboração e aprendizado contínuo, além de fomentar a tomada de decisões com base em dados e tecnologias.

Banner_bootcamp_1663x293

Os quatro pilares da liderança exponencial

  1. Futurismo: Líderes exponenciais devem ser capazes de antecipar problemas, ações e acontecimentos que impactarão suas equipes. Isto envolve desenvolver habilidades e buscar soluções inovadoras para os desafios que surgem ao longo do caminho.

  2. Inovação: Um líder exponencial deve incentivar a inovação, criando um ambiente de confiança onde os membros da equipe se sintam à vontade para propor novas ideias e assumir riscos. Erros fazem parte e devem ser encarados como oportunidades de aprendizado e crescimento, e não como motivos para punição.
  3. Tecnologia: O líder do futuro precisa pesquisar e compreender as novas tecnologias e seus impactos nas equipes e processos de liderança. É fundamental estar atualizado sobre as tendências tecnológicas e adaptar-se às mudanças no ambiente de trabalho.

  4. Humanidade: A liderança exponencial deve considerar o impacto das ações e decisões não apenas na equipe, mas na sociedade como um todo. Isso envolve promover um ambiente inclusivo, diversificado e empático, que se preocupa com o desenrolar de suas ações.

A liderança vai além do cargo

Gestores de projeto são líderes, e Thiago traz que liderança também é a influência que se exerce sobre outras pessoas, não necessariamente em uma hierarquia. Constantemente impactamos vidas, e cada vez mais fora do escritório. Com o hibridismo/trabalho remoto, a linha tênue entre ambiente de trabalho e casa praticamente desaparece, e é essencial a compreensão de que a forma como líderes se relacionam com suas equipes impacta diretamente na vida pessoal de seus liderados, e em seus aspectos emocionais e psicológicos. O foco não é necessariamente ser líder, mas ser humano.

Cada vez mais complexidade

Não somente a complexidade nas relações humanas é considerada, mas também o momento atual do mundo. Já conhecido como BANI, com desafios referentes à fragilidade, ansiedades, não-linearidade e incompreensões, esse cenário é tão complexo que além de todas as características e habilidades na relação interpessoal, também temos que ter a plena consciência de que estamos representando empresas que possuem seus próprios objetivos e metas de lucratividade.

Ao citar Simon Sinek, Thiago faz a provocação sobre o “por quê’ de fazermos o que estamos fazendo. Durante décadas, um trabalhador convencional só procurou entender o “como”, sem olhar para o motivador além do financeiro. Contudo, existem exemplos de transformações na sociedade de equipes pequenas em membros que alcançaram resultados incríveis quando comparados com times maiores e, em teoria, mais capacitados. O segredo? A conexão entre o propósito pessoal com o propósito profissional – ou seja, o “por quê”.

Banner_incompany_1663x293

Algumas dicas práticas para o dia a dia

Pratique o autoconhecimento. Reflita sobre suas próprias habilidades, comportamentos e emoções. Isso permitirá que você compreenda melhor suas relações com os membros da equipe e identifique áreas onde pode melhorar como líder.

Mostre-se vulnerável com abertura. Compartilhe suas experiências, dúvidas e inseguranças com os membros da equipe. Isso ajudará a construir um ambiente de confiança e conexão emocional entre você e seu time.

Desenvolva empatia. Esteja de olho às necessidades e emoções das pessoas da equipe. Procure entender suas perspectivas e ofereça apoio quando entender que faz sentido.

Incentive a diversidade. Valorize as diferenças individuais e promova um ambiente de trabalho inclusivo, onde todos se sintam bem-vindos e respeitados.

Conecte-se com o propósito. Entenda o propósito da sua empresa e o impacto que ela deseja causar no mundo. Reflita se faz sentido de acordo com o seu próprio propósito. Comunique esse propósito aos membros da equipe e incentive-os a se conectar com ele em suas atividades diárias.

São realmente muitos desafios enfrentados por lideranças no mundo incerto em que vivemos. A liderança exponencial oferece um caminho interessante para extrair o máximo potencial das pessoas, do time e de si mesmo em um momento em que há cada vez mais valorização do bem-estar e que o desenvolvimento humano ultrapassa paredes de empresas e horários de trabalho. Thiago é assertivo ao promover a reflexão trazida pela exponencialidade: está fazendo sentido ou estamos sendo levados pelo caos?


Oferecimento

Mantenedores

Agências Mantenedoras

Entidades Apoiadoras