O papel da gestão de projetos no engajamento de equipes

Tratando-se do estudo e prática da gestão de projetos, uma das áreas de conhecimento envolvidas e diretamente relacionadas é a gestão de pessoas.

Com a responsabilidade sobre a entrega, direta e indiretamente também temos o papel de liderar, facilitar, gerenciar e servir a uma equipe, composta por pessoas. 

Apesar de soar evidente, é crucial destacar que cada membro da equipe é único, com funções específicas e uma história de vida distinta. Reconhecer a individualidade em nosso atual contexto é essencial para compreender a profundidade e desafios da gestão de um time. Não é uma tarefa trivial.

Temos o mesmo objetivo, e esse é o elo que nos une: o sucesso do projeto. Quanto mais fluida a comunicação, melhor o entrosamento, mais eficiente a forma de se trabalhar em equipe, mais perto estamos, como equipe, de atingirmos o que pretendemos. 

A pessoa gestora de projetos é fundamental para adaptar um ambiente em que a equipe se sinta empoderada para tomar decisões alinhadas e significativas, incentivando e visando o engajamento para que cada um contribua com sua expertise.

Com esse esclarecimento, no dia a dia as coisas funcionam de uma forma um pouco mais dinâmica. O tempo não para, a data de entrega está cada dia mais próxima, e ainda restam muitos testes a serem realizados. 

bootcamp_home_portal_BANNER_2023

Em cenários complexos, algumas abordagens e atitudes propiciam condições para o fortalecimento do engajamento:

– Conheça seu time

Se aproxime das lideranças técnicas e busque construir uma relação de parceria e responsabilidade. Abrir diálogo desde o primeiro contato e buscar entender as motivações das pessoas com curiosidade genuína são ações-chave.

– Construa uma cultura de feedback

Um feedback construtivo e regular pode auxiliar na evolução contínua e possíveis correções de rota. Entenda a frequência de encontros e o modelo ideal de conversa.

– Promova momentos em que o trabalho não é a pauta, para que as conexões se permitam conforme as interações fluam

Sessões informais de café ou jogos triviais funcionam como momentos de descontração para tornar o ambiente mais leve e amigável. 

– Celebre conquistas e momentos decisivos

A passagem do tempo ajuda as pessoas a sentir a evolução conforme as sprints ou fases do projeto vão se passando. Um insight é registrar marcos do projeto e revisitá-los em comemorações em etapas próximas ao encerramento.

– Expanda sua mentalidade e conheça novos modelos de gestão

Abordagens como Management 3.0 e unFIX trazem insights e abordagens flexíveis para que estruturas organizacionais se adaptem ao ambiente empresarial moderno.

Banner_incompany_1663x293

Engajar uma equipe é uma prática contínua. Faz parte do conjunto de habilidades relacionadas à liderança. Independente da forma como você trabalha, o poder do fator humano é o que diferencia além de técnicas e estratégias. 

 


Oferecimento

Mantenedores

Agências Mantenedoras

Entidades Apoiadoras